Walter planeja triplicar vendas em torneamento
Historicamente reconhecida como um dos principais fabricantes mundiais de ferramentas para fresamento, a Walter AG está decidida a conquistar o mesmo destaque no mercado para a sua linha de torneamento. Para tanto, lançou o plano Turn It, com o objetivo de triplicar a participação da linha de torneamento no faturamento global da empresa até 2010.
O plano Turn It ganha reforço significativo no início de junho, quando será inaugurada a fábrica de Mussingen, na Alemanha, nas proximidades da sede da Walter AG, em Tubingen. “Esta será a maior e mais moderna fábrica de insertos do mundo, com capacidade para produzir 70 milhões de insertos/ano”, afirma Carlos Eduardo Baptista, diretor-presidente da Walter do Brasil. A nova fábrica exigiu investimento de 100 milhões de euros e praticamente dobra a capacidade de produção de pastilhas da Walter.
Baptista conta que a fábrica de Mussingen foi construída em tempo recorde, em menos de um ano, a partir do incêndio que atingiu parte das instalações da Walter, em 2006. A unidade de Mussingen concentrava, anteriormente, uma das fases da produção das ferramentas, a de compressão.
FUNDAMENTAL – Crescer no mercado de torneamento é fundamental para os planos da Walter. Segundo Baptista, como torneamento representa mais da metade da operações de usinagem (entre 55 e 58%), qualquer fabricante que queria crescer precisa conquistar uma fatia importante do mercado de torneamento.
Diferente de outras filiais, a brasileira, informa o diretor-presidente, já conquistou posição importante em torneamento. “A Walter do Brasil vem crescendo em torneamento de 30 a 40% ao ano. Somos a filial nº 4 do mundo nessa linha, atrás apenas de Alemanha, Itália e EUA. Nossa diferença com a filial norte-americana é de apenas 10%, embora eles estejam num mercado 20 vezes maior”, diz. “Aqui, já adquirimos o perfil de vender torneamento. Agora, com as novas classes e geometrias para pastilhas de torneamento, acreditamos que teremos crescimento ainda maior”.
Para colocar em prática o Turn It no País, a filial montou equipe exclusiva para estudar o mercado, elaborar estratégias e identificar oportunidades. Sérgio Abreu, supervisor da equipe, que acaba de retornar da Alemanha, informa que a empresa está realizando uma série de eventos empresários e técnicos nas regiões Sul e Sudeste para promover a linha de torneamento.
De acordo com o supervisor, a linha TigerTec, a princípio para ferro fundido e agora também para aços, permitiu um grande impulso da Walter no segmento de torneamento. As novidades que serão lançadas na Feimafe (e principalmente na EMO Hannover, em outubro), em sua opinião, vão permitir crescimento ainda maior. “O plano Turn It deve repetir o sucesso do Double in Five, que concluímos em dezembro de 2006 com total êxito”, considera.