Walter dobra capacidade de produção de especiais
Walter dobra capacidade de produção de especiaisA fábrica de ferramentas especiais da Walter do Brasil acaba de receber mais um centro de usinagem Maho. Esse é o primeiro passo para a unidade ampliar a capacidade de produção para atender a alta demanda. Em 2005, a Walter planeja operar em três turnos de trabalho, elevando a capacidade de produção em 140%.
Segundo o gerente de produção e engenharia Mário Sérgio Couto, a procura por ferramentas especiais tem crescido muito, principalmente, porque constitui uma estratégia eficaz para a redução de custos nos processos de fabricação. “Costumamos dizer que onde há pelo menos duas ferramentas é possível a adoção de uma ferramenta especial. É comum a incorporação até de um conjunto delas numa só ferramenta”, explica Couto.
“Além da otimizar o tempo das máquinas, que num só movimento realizam várias operações, as ferramentas especiais são vantajosas também porque reduzem o número de itens de estoque”, afirma. O gerente avalia que o sucesso da linha de ferramentas especiais da Walter deve-se, em grande parte, à transformação dos vendedores em consultores técnicos, que estudam os processos e apresentam soluções ao cliente. Esse perfil é desenvolvido através de um intenso programa de treinamento adotado em 1999 e que vem sendo aperfeiçoado desde então.
Os bons resultados do programa credenciaram a Walter do Brasil a enviar ao exterior, nos próximos meses, dois de seus colaboradores para trabalharem na expansão dos negócios do grupo no México e na China. A subsidiária brasileira foi incumbida ainda de contratar e preparar mais quatro profissionais para atuarem nesses dois países.
Hoje, além de preparar seus colaboradores, a Walter está ampliando em 50% o quadro de funcionários que atuam em atendimento no Brasil. As contratações têm o objetivo de reduzir o número de clientes atendidos por cada profissional e favorecer o trabalho personalizado.