Vendas de smartphones superam as de PCs em 2011

Vendas de smartphones superam as de PCs em 2011As vendas globais de smartphones superaram as de computadores pessoais (PCs) pela primeira vez no ano passado, segundo pesquisa da consultoria Canalys. De acordo com o levantamento, foram vendidos 487,7 milhões de smartphones em 2011, um salto de 62,7% em relação ao ano anterior, quando foram comercializados 299,7 milhões de aparelhos.

Já os PCs registraram um crescimento de 14,8%, totalizando vendas de 414,6 milhões de equipamentos. Os tablets obtiveram uma participação de 15% no segmento, enquanto os notebooks representaram mais da metade das vendas. O estudo classifica como computadores pessoais os desktops, notebooks, netbooks e tablets.

Somente no quarto trimestre do ano passado, as vendas de smartphones cresceram para 158,5 milhões, um aumento de 57% frente aos 101,2 milhões de unidades comercializadas em 2010. O avanço é creditado à redução de preços dos smartphones e também ao “apetite do consumidor” pelo uso da internet móvel.

Vendas de smartphones superam as de PCs em 2011“Em 2011, nós observamos uma queda na demanda por netbooks e uma procura menor por notebooks e destkops, como resultado direto do aumento do interesse pelos tablets. Por outro lado, os tablets tiveram um impacto insignificante nas vendas de smartphones”, disse Chris Jones, vice-presidente e analista da Canalys.

Para 2012, porém, a consultoria acredita que o crescimento não será tão substancial, já que as empresas devem se concentrar em aumentar as margens de lucro. Mesmo empresas que tem se mostrado mais agressivas em relação ao preço, como a Huawei, ZTE e LG agora estão dando mais atenção a recursos, apostando no lançamento de modelos mais sofisticados (e, consequentemente, mais caros) ao longo do ano.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Apple

No estudo da Canalys, a Apple continua sendo destaque com seus resultados impressionantes no quarto trimestre. As vendas de iPhones atingiram 37 milhões, enquanto a companhia vendeu 15,4 milhões de iPads e 5,2 milhões de Macs. A empresa bateu o recorde mundial de vendas, deixando para trás a marca da Nokia de 28,3 milhões no final de 2010. Em 2011, a Apple vendeu 93,1 milhões de iPhones, um aumento de 96% sobre o ano anterior. Segundo a consultoria, a Apple se beneficiou do lançamento em outubro, feito anteriormente em junho, e também dos preços mais altos do novo 4S frente ao modelos 3GS.

A Samsung também teve um ano positivo, após vendas de 35,3 milhões de celulares entre outubro e dezembro, somando 91,9 milhões em 2011. Em 2010, a companhia havia vendido 24,9 milhões. Os números excluem as vendas de produtos como Nexus S e Galaxy Nexus, que aparecem no levantamento sob a bandeira Google.