Vazamento de óleo no campo de Frade ainda não acabou, afirmam autoridades
Vazamento de óleo no campo de Frade ainda não acabou, afirmam autoridadesUm derramamento de óleo no Campo de Frade, operado pela petrolífera Chevron, localizado na costa brasileira “não acabou”, advertiu a Agência Nacional do Petróleo no último domingo.
“O vazamento ainda não parou em alguns pontos”, confirmou a agência de monitoramento, referindo-se a imagens tiradas no último sábado, e também de acordo com dados divulgados pela Marinha que está monitorando o vazamento.
O óleo “continua a afastar-se da costa”, acrescentou o relatório. No sábado (19/11), o presidente da Chevron Brasil, George Buck, disse à mídia local que “a pressão dos depósitos foi subestimada”.
Baseado em um cálculo incorreto, a empresa utilizou um tipo de material que não tinha o peso necessário o suficiente para conter o petróleo, que, em seguida, vazou e chegou à superfície, segundo divulgou o jornal a Folha de São Paulo.
Na sexta-feira (18/11), a agência de petróleo disse que a mancha de óleo caiu de 63 quilômetros quadrados, volume verificado na terça-feira (15/11) para aproximadamente 11 quilômetros de comprimento e 4,5 quilômetros quadrados de largura.
O poço operado pela Chevron, com, pequena participação da Petrobras, que começou a vazar em 08 de novembro, está na região do Campo de Frade, localizado a cerca de 370 km a nordeste do Rio de Janeiro, em uma área que é rota migratória de baleias e golfinhos.
De acordo com a Chevron, a mancha atingiu um volume de 882 barris de petróleo no pior pico de vazamento, na segunda-feira (14/11), e caiu para 18 barris na sexta-feira (18/11).
Estima-se que entre 200 e 330 barris de petróleo vazaram no mar desde 08 de novembro. O Ministério da Energia, por sua vez, disse que um montante de 220 a 230 barris de petróleo estão se infiltrando no oceano diariamente.
Essas estimativas foram contestadas pelo Greenpeace, que disse que as imagens de satélite mostraram um derramamento “10 vezes maior”, e provavelmente chegou mais perto de 3.700 barris por dia.