Vantagens e desvantagens do processo de forjamento
Vantagens e desvantagens do processo de forjamentoO forjamento é um processo no qual os metais são formados pela aplicação de forças de compressão sobre eles. A classificação do processo de forjamento é feita com base na temperatura de tratamento, considerando a forja fria ou quente do metal. Antigamente, o método de forja era realizado com a ajuda de martelo e bigorna. Mas atualmente, com o advento da tecnologia de processo e da engenharia tradicional, a técnica de forjamento é efetivada por ar comprimido, máquinas hidráulicas, martelo de prensa e por vapor. Forjar é um processo muito confiável, em comparação com fundição, fabricação, soldagem, usinagem e outros processos de modelagem de metais.
Forjamento a quente e forjamento a frio são as diferentes formas de processamento dos metais, mas eles proporcionam com os mesmos resultados. Vamos discutir como os processos de forjamento são feitos:
A parte de metal é fornecida com o tratamento a quente a certos níveis de temperatura e depende do tipo de metal, por exemplo:
1100 a 1150 graus para o aço
350 a 520 graus – para ligas de alumínio
710 a 800 graus para ligas de cobre
Durante este processo, a temperatura deve estar acima do ponto de cristalização do referido metal, o qual fornece ao metal os efeitos de endurecimento. Confira as vantagens e desvantagens do forjamento a quente:
Vantagens
– Aumento da força dúctil
– Alta temperatura ajuda na remoção de substâncias homogêneas devido à difusão aumentada
– Redução no tamanho do poro
Processo de forja a quente
Processo de forja a quente
Desvantagens
– Tolerância menor
– Enpenamento de material durante o processo de arrefecimento
– Resultado indesejável devido à reação do metal com o meio
– Estrutura metálica variada
Forjamento a frio é definido como um processo em que o metal é trabalhado abaixo do ponto de cristalização Este processo é barato em comparação com processos de tratamento a quente. Este tratamento é usado em ligas leves, tais como o alumínio e o cobre. A forja a frio é feita à temperatura ambiente, e um método comum utilizado neste procedimento é impressão de matriz de forjamento, onde o metal é colocado dentro de um molde, o qual está ligado a uma bigorna, e o martelo é vigorosamente lançado sobre a peça de metal para modelá-lo.
Vantagens
O forjamento a frio é preferível ao forjamento a quente, pois as peças forjadas a frio não necessitam de trabalhos de acabamento, e este passo no processo de fabricação é muito rentável. A técnica de forjamento a frio tem menos impurezas resultantes na superfície brilhante lisa.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Desvantagens
– Metal menos dúctil
– Maquinário pesado e poderoso é essencial
– São necessárias ferramentas muito fortes
– Tensão residual
– A superfície do metal deve ser limpa antes de iniciado o processo
Nenhum comentário