Válvulas diafragma
Válvulas diafragmaAs válvulas diafragma podem ser fabricadas em metal ou plástico, mas independentemente do material com que é projetada, a constituição desses dispositivos é a mesma. Normalmente, a válvula do tipo diafragma é produzida com um corpo metálico ou de plástico conformado, com duas portas, uma de entrada e outra de saída do fluxo, e um sistema de fechamento e abertura de passagem de fluxos. Alguns tipos de válvulas diafragma modernos são feitos para suportar a passagem de líquidos corrosivos, como os ácidos fluorídrico, sulfúrico e ácido clorídrico, pois suporta de 120°C e 150 psi.
Outros modelos de válvula diafragma industriais são projetados para serem instalados nas posições vertical e horizontal, dependendo da necessidade, do tipo de função que deverão exercer e de onde as válvulas serão instaladas. Originalmente, a válvula modelo diafragma foi desenvolvida para uso em aplicações em que não havia necessidade de higiene nas aplicações. Posteriormente, o projeto de desenvolvimento do suprimento industrial foi adaptado para uso na indústria farmacêutica, usando materiais compatíveis que podiam suportar a desinfecção e esterilização dos métodos realizados.
Com uso manual ou automatizado, as válvulas diafragma hidráulicas e pneumáticas estão entre as mais utilizadas na indústria, especialmente nas indústrias farmacêuticas e com controle de diferentes tipos de atuadores. A maioria das válvulas diafragma apresenta funcionamento bem simples e seguro. O fechamento é obtido por intermédio da pressão do diafragma flexível contra a parede interna inferior da válvula. Dessa forma, o fluído que atravessa a válvula não entra em contato com o seu mecanismo de acionamento. Um detalhe importante é que a manutenção das válvulas pode ser feita na própria linha onde o dispositivo foi instalado. Retirando-se os quatro parafusos superiores do corpo e retirando o castelo é possível substituir o diafragma, gerando menor tempo de interrupção dos processos.
Nenhum comentário