Usos para chapas de impressão de alumínio

Usos para chapas de impressão de alumínioChapas de alumínio são utilizadas em impressão offset de livros, jornais, folhetos e outras mídias em gráficas industriais. Essas finas placas de metal são gravadas com a imagem ou o texto a ser impresso, cobertas e usadas para transferir indiretamente a tinta para o papel. Essas placas não podem ser regravadas. Elas devem ser derretidas para fazer novas placas ou utilizadas para outros fins depois que a impressão tenha sido concluída. Algumas aplicações, como impressão de jornais, produzem um grande número de resíduos de placas.

Tipos de placas de impressão variam de acordo com a prensa utilizada, mas podem ser classificados por transferência de tinta direta ou indireta. Placas de transferência de tinta direta passam diretamente para o item a ser impresso. Placas indiretas transferem tinta para um “bloco” ou “cobertor” transportador, que é pressionado contra o item.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Para muitos processos de impressão, as placas usam um método fotográfico, onde uma foto é tirada do texto e do design com uma câmera de artes gráficas. A imagem é transferida diretamente para a chapa fotográfica ou através de uma película no processo de desenvolvimento. Algumas chapas são gravadas diretamente de fabricantes de placas de computador, enquanto outras são gravadas a laser ou a máquina.

A placa é geralmente incluída no preço de impressão, amortizada de acordo com a quantidade de itens impressos. Placas exigem trabalho e materiais para produzir e criar, razão pela qual pequenas quantidades de produtos impressos podem ter um alto custo.

A transferência direta é uma técnica de impressão em que a tinta vai do alumínio diretamente para o papel

A transferência direta é uma técnica de impressão em que a tinta vai do alumínio diretamente para o papel

Chapas de impressão são capazes de imprimir uma cor de tinta de cada vez. Trabalhos de impressão multicolor exigem uma placa em separado para cada cor de tinta usada.
Todas as placas de impressão têm uma vida útil limitada. Dependendo do tipo de placa e impressão de processo usado, algumas placas podem ser reutilizadas para trabalhos repetidos futuros. Placas de plástico, usadas principalmente por gráficas “rápidas”, só podem ser usadas uma vez.

Algumas placas de alumínio podem se tornar itens colecionáveis. As placas usadas para imprimir jornais, revistas ou livros relacionados com equipes de esportes, celebridades ou eventos históricos importantes são muitas vezes emolduradas e vendidas para fins decorativos e comemorativos. Essas placas são relativamente caras, especialmente se a tiragem foi pequena. Tiragens maiores de impressão podem requerer mais cópias, reduzindo o custo de uma placa de impressão colecionável.

Placas antigas de impressão em offset podem ser usadas para fazer fogões solares, também chamados de fornos solares. De acordo com a linha SunGravity, as placas funcionam bem para a construção da caixa exterior, interior e dos refletores de forno, bem como de quaisquer recipientes interiores. O fogão resultante é fácil de armazenar, relativamente simples de limpar, de baixo custo e leve. Ele pode ser usado para cozinhar na área externa da casa. Fogões solares também funcionam bem para cozinhar em acampamentos e em áreas sem conexões a gás ou elétricas.

Placas de alumínio são parte importante do trabalho das gráficas industriais

Placas de alumínio são parte importante do trabalho das gráficas industriais

Outra forma de reciclar placas de alumínio inutilizadas pode ser a conversão em telhas. Telhas de alumínio protegem contra incêndio e ferrugem e podem melhorar o valor isolante de uma casa. Comparado com outros materiais da telha, as placas de alumínio são leves e, ao contrário de telhas de asfalto, podem ser recicladas quando a sua vida útil acaba. Construtores que querem usar placas impressoras como telhas devem estar preparados para encontrar gráficas dispostas a vender placas antigas e devem também estar dispostos a gastar um pouco de trabalho para reformular o material. O benefício é que as placas oferecem uma economia significativa.