Usos do tungstênio
Usos do tungstênioTungstênio é um elemento químico com o símbolo químico W e número atômico 74. O nome vem do sueco tung sten, que pode ser traduzido como “pedra pesada”. O elemento é muito duro, denso, de cor branca prateada metálica, que produz manchas brilhantes no ar, formando uma camada protetora de óxido. Em forma de pó, apresenta a cor cinza.
Tem o ponto mais alto de fusão de todos os metais, em temperaturas superiores a 1650 ° C e é também o mais resistente à tração. Tungstênio puro é dúctil e seus fios, mesmo de um diâmetro muito pequeno, têm uma resistência à tração muito elevada.
Em 1758, Axel Fredrik Cronstedt, químico e mineralogista sueco, descobriu e descreveu um mineral anormalmente pesado que ele chamou de “tung sten”. Ele estava convencido de que esse mineral continha um novo elemento ainda não descoberto.
Foi apenas em 1781 que um colega também sueco, Carl Wilhelm Scheele, que trabalhava como farmacêutico e professor em Uppsala e Köping, conseguiu isolar o óxido (trióxido de tungstênio). Independente de Scheele, dois químicos espanhóis, os irmãos Elhuyar Suvisa, primeiro reduziram o mineral wolframita de tungstênio em 1783. Jöns Jacob Berzelius (1816) e mais tarde também Friedrich Wöhler (1824) descreveram os óxidos e os bronzes de tungstênio e deram ao novo metal o nome de “wolfram”. Enquanto isso, na Alemanha e na Escandinávia, os países anglo-saxões preferiram o nome sueco, que acabou permanecendo como padrão.
A primeira aplicação industrial do metal foi a formação da liga e endurecimento dos aços no final do século 19. O crescimento rápido e aplicação generalizada, seguidos da invenção e o lançamento de aços de alta velocidade pela Bethlehem Steel, aconteceram em 1900 na Exposição Mundial de Paris.
Dureza e resistência à tração são características das peças de tungstênio
Dureza e resistência à tração são características das peças de tungstênio
Metal duro e raro em condições normais, quando não combinado, o tungstênio é encontrado naturalmente na Terra apenas em compostos químicos. Foi identificado como um novo elemento em 1781, e pela primeira vez isolado como um metal em 1783. Seus minérios importantes incluem volframita e scheelita. O elemento livre é notável pela sua robustez, especialmente o fato de que ele tem o ponto mais alto de fusão de todos os metais não-ligados e o segundo mais alto de todos os elementos depois do carbono. Também é notável a sua elevada densidade de 19,3 vezes a da água, comparável ao de urânio e ouro, e muito mais elevada (cerca de 1,7 vezes) do que a do chumbo.
Tungstênio com pequenas quantidades de impurezas é muitas vezes quebradiço e rígido, o que torna difícil de trabalhar. No entanto, tungstênio muito puro, embora ainda rígido, é mais dúctil, e pode ser cortado com uma serra de aço duro.
A forma pura elementar é utilizada principalmente em aplicações elétricas. Ligas de tungstênio têm inúmeras aplicações, principalmente em filamentos incandescentes de lâmpadas, tubos de raios-X (tanto como filamento e de destino) e superligas. A dureza do tungstênio e sua alta densidade oferecem a possibilidade de aplicações militares em projéteis penetrantes. Os compostos são mais frequentemente utilizados industrialmente como catalisadores.
Esse é o único metal da terceira série de transição que se sabe que ocorre em biomoléculas, em que é utilizado em algumas espécies de bactérias. É o elemento mais pesado conhecido por ser utilizado por qualquer organismo vivo. Tungstênio interfere com molibdênio e metabolismo do cobre e é pouco tóxico para a vida animal.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Tungstênio e suas ligas são amplamente utilizados para filamentos em estilo antigo, lâmpadas elétricas e válvulas eletrônicas. É usado para fazer as ligas de metais pesados por causa da sua dureza. A maior parte do pó de metal é convertido em carboneto de tungstênio (WC) por reação com pó de carbono puro, por exemplo, carbono negro, em 900-2200 ° C em fornalhas ou em lotes, um processo chamado de carbonação. Carboneto de tungstênio é, quantitativamente, o composto de tungstênio mais importante. Por causa da sua dureza, é o principal constituinte no metal duro. Ao metal fundido de tungstênio e monocarbide tungstênio (WC), em conjunto, uma composição eutética de WC e W2C é formada. Este material fundido é vazado e rapidamente arrefecido para formar partículas sólidas extremamente duras, tendo uma estrutura de cristal fino. Uma resistente estrutura, como é preferido em relação a estrutura dos frágeis blocos obtidos por resfriamento insuficiente. Os sólidos são triturados e classificados para vários tamanhos de malha.