Usos de uma plaina roteadora

Usos de uma plaina roteadoraO termo “plaina roteadora” pode ser utilizado para descrever um dos dois tipos de ferramentas elétricas para trabalhar madeira. Ambos são usados para aplainar a superfície do material de madeira. A primeira dessas ferramentas é a combinação de plaina roteadora, que normalmente vem como um conjunto composto por um motor de acionamento intercambiável com vários anexos, incluindo uma base de roteador e uma plaina manual. O segundo tipo consiste de um roteador de corte vertical convencional montado sobre um conjunto de lâminas que permitem que o roteador seja operado em uma linha reta através de uma placa.

Considerada uma ferramenta ideal para trabalhos com madeira, uma plaina de rotear é usada para raspar ou afinar camadas de madeira a fim de alcançar a espessura ideal e produzir superfícies planas e quadradas. Semelhante em termos de funcionamento às plainas manuais tradicionais, a plaina roteadora move-se em toda a superfície da madeira, mantendo assim a sua lâmina a uma altura constante para remover uma quantidade controlada de material. Estas variantes são normalmente plainas razoavelmente estreitas, ao contrário de uma desengrossadeira, a qual pode processar as placas de largura numa única passagem.

Existem dois tipos de plainas roteadoras, a primeira das quais é uma ferramenta de combinação que usa um motor único, permutável para conduzir vários anexos. Este conjunto inclui, tipicamente, uma base de roteador e um anexo de plaina, entre outros. Esta configuração permite tanto o alisamento convencional quanto operações a serem realizadas simplesmente mudando-se os acessórios anexos. Embora não seja estritamente uma ferramenta única, como tal, estas combinações são geralmente classificadas como plainas roteadoras.

Modelo de plaina roteadora

Modelo de plaina roteadora

O segundo tipo de plaina é um pouco mais complexo e consiste de um conjunto de hastes de guia, com uma base de deslizamento ou de trenó, como é normalmente conhecido. Montado sobre o trenó, um roteador vertical convencional é equipado. Este arranjo é colocado sobre a peça de trabalho de madeira, de tal maneira que o aparelho se movimenta em linha reta para baixo do seu comprimento.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Para usar este tipo de plaina roteadora, o roteador é acionado e colocado sobre a superfície. Uma vez que se inicia o corte, a máquina é movida ao longo do comprimento da placa para remover uma fina camada de madeira. Quando o corte está completo, o parafuso de regulação está ligado, e o trenó e as guias transferem-se para uma posição, que coloca a fresa adjacente e apenas o último corte de sobreposição. O trenó é então empurrado ao longo do comprimento da placa, novamente, para fazer o corte seguinte. Esta sequência é repetida até que a superfície da placa inteira seja processada. A profundidade à qual o router corta é ajustável, permitindo assim um controle muito fino da quantidade de material removido a cada passagem. Este tipo de plaina é geralmente mais adequada para cortar as faces planas de placas em vez de trabalhar borda.