Usos de um transmissor centelhador

transmissor centelhadorUm transmissor centelhador produz ondas eletromagnéticas que podem ser captadas em um receptor sintonizado em uma frequência específica. O desenvolvimento desta tecnologia lançou as bases para a comunicação de rádio difundido em todo o mundo. Embora não seja largamente utilizado hoje por causa da sua ineficiência e por problemas de interferência, algumas réplicas de transmissores podem ser vistas em museus e locais semelhantes. Também é possível construir um transmissor para experiências e destinado ao ensino.

Com um transmissor centelhador, um operador depende de dois eletrodos separados por um intervalo. Quando o operador fornece uma voltagem suficiente, uma faísca irá desenvolver e saltar através da abertura, criando um percurso para a corrente. Isto cria um sinal eletromagnético que pode ser transmitido com o uso de uma antena. Um receptor pode pegar o sinal, permitindo a comunicação remota entre dois locais.

Esta tecnologia está dependente da utilização de ferramentas como o código Morse para a transmissão, pois os operadores não podem enviar vozes reais. Em vez disso, uma chave Morse pode ser ativada para enviar tons intermitentes, que um operador na extremidade de recepção pode decodificar e traduzir em palavras. Os primeiros operadores destes tipos de transmissores desenvolveram a taquigrafia em sua sinalização para enviar rapidamente informações sem ter que soletrar cada palavra. Este atalho foi padronizado para evitar confusão, criando uma linguagem de rádio internacional que permitiu que as pessoas se comunicassem, mesmo quando não falam a mesma língua.

Modelo de transmissor centelhador antigo

Modelo de transmissor centelhador antigo

Há inúmeros problemas com o transmissor. Ele tende a estar sujeito à interferência, e também opera em banda larga. Este pode ser um problema quando há uma concorrência feroz para as frequências de rádio disponíveis. A tecnologia eletrônica também transmite através de uma distância limitada, dificultada pela antena, e permite a comunicação apenas em nível bruto. Estas questões levaram os inventores a continuar trabalhando na tecnologia de rádio, e acabaram desenvolvendo outros modos de comunicação.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Operadores de rádio começaram a eliminação progressiva do transmissor centelhador no início do século 20, com algumas exceções para as unidades de backup em ambientes como navios. Numerosas nações também concordaram em suspender a utilização desta tecnologia, por um tratado internacional, para liberar frequências para outros usos. O transmissor centelhador foi uma invenção pioneira na telegrafia sem fio para permitir a comunicação em todas as áreas não ligadas por cabo.