Usos comerciais do gás natural
Usos comerciais do gás naturalO gás natural no setor comercial é usado em empresas públicas e privadas, como edifícios de escritórios, escolas, igrejas, hotéis, restaurantes e edifícios governamentais.
Os principais usos do gás natural nesse setor incluem aquecimento, aquecimento de água e resfriamento. Para restaurantes e outros estabelecimentos que necessitem de equipamentos de cozinha, o gás natural é uma escolha interessante para satisfazer essas necessidades.
De acordo com a Energy Information Administration (EIA), dos EUA, o setor comercial consome cerca de 8.368 trilhões de BTUs de energia por ano (além de perdas do sistema elétrico), a maioria dos quais é necessária para aquecimento, iluminação e refrigeração. Desse número, cerca de 3.233 trilhões de BTUs (ou 39%) são fornecidos por gás natural.
O gás natural é a fonte primária de energia para os interiores e aquecimento de água, cozinha e secagem e também é responsável por cerca de 13% da energia usada em refrigeração comercial.
O uso do gás natural para aquecimento de água e ambientes internos em edifícios comerciais é muito semelhante ao encontrado em residências. O gás natural é um combustível extremamente eficiente e econômico para o aquecimento em todos os tipos de edifícios comerciais. Embora o aquecimento de espaços e água responda por grande parte da utilização do gás natural em ambientes comerciais, as aplicações não espaciais de aquecimento deverão ser responsáveis pela maioria do crescimento na utilização de gás natural nessas configurações em breve. Refrigeração e cozinha representam duas áreas de crescimento para a utilização do gás natural em ambientes comerciais.
O gás natural é atualmente responsável por 13% da energia usada em refrigeração comercial, mas esse percentual deve aumentar devido às inovações tecnológicas, em técnicas de refrigeração comercial de gás natural.
Usos comerciais do gás natural
Existem três tipos de gás conduzido para processos de resfriamento. Chillers movidos a motor de gás natural, em vez de um motor elétrico, para acionar um compressor, são um exemplo. Com estes sistemas, o desperdício de calor do motor a gasolina pode ser usado para aplicações de aquecimento, aumentando a eficiência de energia.
A segunda categoria de dispositivos de resfriamento de gás natural consiste nos chamados chillers de absorção, que fornecem ar frio por evaporação de um refrigerante como a água ou amônia. Estes condicionadores de absorção são os mais adequados ao resfriamento grandes edifícios comerciais, como torres de escritórios e shopping centers.
O terceiro tipo de sistema de refrigeração comercial consiste de sistemas baseados em gás dessecante. Estes sistemas refrescam, reduzindo a umidade no ar. Refrigeração desse ar seco requer muito menos energia do que seria usada para resfriar o ar úmido.
Outra área de crescimento no uso do gás natural comercial é no setor de alimentação. O gás natural é uma excelente escolha para as necessidades de cozinha comercial, já que é uma fonte de energia flexível capaz de abastecer a indústria de serviços de alimentação com aparelhos que podem cozinhar o alimento de muitas maneiras diferentes.
O gás natural também é uma escolha econômica para grandes estabelecimentos comerciais de preparação de alimentos. Novos desenvolvimentos, como sistemas não-tradicionais de restaurantes, que fornecem aparelhos compactos e multifuncionais a gás natural para estabelecimentos de comida de pequeno porte, como os encontrados em shoppings e aeroportos, estão ampliando o uso comercial de gás natural.
Esses tipos de sistemas podem ser integrados a uma fritadeira a gás, grelha, forno, áreas de armazenamento quente e frio e às opções de ventilação múltiplas em um espaço relativamente pequeno – proporcionando facilidade e eficiência de cozinhar com gás natural.
Além dos usos tradicionais do gás natural para o aquecimento de espaços, refrigeração, cozinha e aquecimento de água, uma série de avanços tecnológicos têm permitido que o gás natural seja usado para aumentar a eficiência energética em ambientes comerciais.
Muitos edifícios, por causa de suas altas necessidades de eletricidade, têm geradores que produzem sua própria eletricidade. Motores alternativos, turbinas e células de combustível alimentados por gás natural são usados em ambientes comerciais para gerar eletricidade.
Unidades desses tipos de “geração distribuída” oferecem aos ambientes comerciais mais independência de quedas de energia, alta qualidade de eletricidade consistente e controle sobre seu próprio abastecimento energético.
Outra inovação tecnológica é o aquecimento e energia combinados e sistemas combinado de refrigeração, aquecimento e potência, que são usados em ambientes comerciais para aumentar a eficiência energética. Esses são sistemas integrados capazes de usar a energia que normalmente é perdida como calor. Por exemplo, o calor que é liberado a partir de geradores de gás natural ou eletricidade pode ser aproveitado para aquecer o espaço ou a água, em aquecedores ou caldeiras comerciais. Usar essa energia normalmente desperdiçada pode melhorar drasticamente a eficiência energética.
Nenhum comentário