Uso do nitrogênio para encher pneus

Uso do nitrogênio para encher pneusExiste alguma vantagem em usar nitrogênio em vez de ar comprimido para encher pneus? Essa substituição gera economia de combustível ou pode aumentar a durabilidade das rodas?

A resposta é mais ou menos.

Ar é composto de 78% de nitrogênio, um pouco menos de 21% de oxigênio e o resto é vapor de água e CO2 e pequenas concentrações de gases nobres, como o neon e argônio. Podemos ignorar os outros gases.

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Há várias razões para usar nitrogênio puro em pneus. Primeiramente, o nitrogênio tem menos chances de escapar através de borracha do pneu do que o oxigênio, o que significa que a pressão das quatro rodas ficará mais estável a longo prazo.

Pilotos de corrida descobriram rapidamente que os pneus com nitrogênio também apresentam variação menor de pressão devido a mudanças de temperatura.

Automóveis convencionais também se beneficiam com pressões mais estáveis. Além disso, umidade (água) é uma coisa ruim de se ter dentro de um pneu. Água, presente na forma de vapor, ou mesmo como líquido dentro de um pneu, causa mais mudanças de pressão com variações de temperatura do que o ar seco. Também promove a corrosão da borda de aço ou alumínio.

Pneus com nitrogênio são mais caros, mas podem oferecer economia a longo prazo

Pneus com nitrogênio são mais caros, mas podem oferecer economia a longo prazo

Alguns postos de gasolina não fazem um trabalho muito bom na hora de manter a umidade fora de seu sistema de ar. Qualquer sistema que forneça nitrogênio puro também vai usar nitrogênio seco. Enchimento de pneus com esse elemento envolve enchimento e purga várias vezes em sucessão e diluição seriada da concentração de oxigênio no pneu. Isto também irá remover qualquer água.

Com nitrogênio, a pressão dos pneus ficará mais constante, o que vai economizar alguns custos com combustível e manutenção dos pneus. Haverá menos umidade dentro deles, o que significa menor corrosão em suas rodas. Não há nenhuma diferença no passeio, manipulação ou travagem, a menos que a pressão dos pneus esteja seriamente fora de especificação.

Encher os pneus com nitrogênio, no entanto, costuma ser mais caro do que a maneira convencional.