Usiminas Mecânica investe para elevar produção
A Usiminas Mecânica, indústria de bens de capitais do Sistema Usiminas, vai investir R$ 7 milhões para aumentar em mais de 30% a capacidade de produção de estruturas metálicas na fábrica de Ipatinga (MG). A capacidade de produção passará das atuais 3 mil toneladas mensais para 4 mil toneladas. A previsão é concluir as obras de expansão até janeiro de 2008.
Em maio, a empresa havia concluído um ano de investimento de R$ 20 milhões, para ampliar a capacidade de produção de blanks na fábrica de Cubatão (SP). Segundo o diretor-superintendente, Guilherme Muylaert, a expansão é necessária para fazer frente ao aquecimento dos negócios. A expectativa da indústria mineira é fechar 2007 com um crescimento da receita líquida de mais de 20% em relação ao ano passado. Em 2006, o faturamento líquido chegou a R$ 600 milhões.
As estruturas metálicas produzidas pela Usiminas Mecânica são usadas nas ampliações de pátios industriais. Com a economia aquecida, setores como siderurgia, mineração, papel e celulose e óleo e gás estão investindo em expansão dos suas instalações.
“Há grandes oportunidades”, diz o diretor. Ele lembra que as maiores empresas dos Brasil – Petrobras, Vale do Rio Doce e grupo Votorantim, entre outros – vão abrir concorrências para execução de grandes obras.
A Usiminas Mecânica tem cinco frentes de negócios. Além de estruturas metálicas, fabrica blanks, equipamentos industriais, pontes e viadutos. A empresa também atua na prestação de serviços, fazendo montagens industriais.
No Maranhão, ela é responsável pela montagem eletromecânica de 25 mil toneladas de estruturas metálicas, equipamentos, tubulações, itens elétricos e instrumentação na obra de ampliação da Alumar. Segundo Muylaert, a conquista de contratos importantes, em projetos de grande porte, deverá garantir um recorde para a empresa. A Usiminas Mecânica fechou 2006 com R$ 1,03 bilhão de contratos em carteira, um recorde. Para 2007, a perspectiva é ultrapassar este volume. “Vamos pelo menos repetir este resultado”, aposta.
De acordo com o executivo, a estratégia da empresa para crescer ainda mais no mercado é oferecer um portfólio cada vez mais diversificado de produtos e serviços em suas cinco unidades de negócios.