UPS compra TNT e visa expansão na Europa
UPS compra TNT e visa expansão na EuropaA americana United Parcel Service (UPS) vai comprar a rival TNT em uma negociação de 5,2 bilhões de euros (R$ 4,3 bilhões). A empresa de logística holandesa aceitou uma oferta melhorada de 9,5 euros por ação, um ágio de 54% em seu preço de fechamento de 6,18 euros em 16 de fevereiro, um dia antes de as duas empresas anunciarem que estavam em negociações.
A aquisição está sendo vista como um movimento da UPS para expandir seus negócios na Europa. “As forças complementares de ambas as organizações irão criar uma plataforma focada no cliente global, que será líder em tecnologia de transporte e atendimento ao cliente”, disseram as companhias em comunicado conjunto. A aquisição da TNT não apenas vai aumentar a participação da UPS do mercado europeu, mas também irá fornecer a infraestrutura adicional para que ela cresça ainda mais no continente.
A aquisição da TNT pela UPS tem como objetivo a ampliação da atuação no mercado europeu
A transação proposta cria valor adicional para os acionistas da UPS, acelerando o crescimento internacional da empresa. Recentemente, a UPS tem tentado entrar no mercado europeu, que é dominado atualmente pela TNT e pela DHL, da Alemanha. A empresa disse que seu acordo com a TNT sublinhou o seu “compromisso de longa data com a Europa”.
De acordo com um relatório no website da empresa holandesa, a sua rede aérea europeia tem uma frota de 50 aeronaves, ligando 65 destinos. Também opera uma rede de transporte rodoviário que liga todos os 38 países europeus. “A integração da líder TNT Express ajudará a expandir as soluções de logística UPS na Europa”, disseram as duas companhias.
Presença global
Os benefícios do acordo para a UPS não estão apenas limitados à Europa. A fusão das duas empresas deve dar à UPS um impulso muito mais forte nos mercados de rápido crescimento na Ásia-Pacífico, incluindo China, onde a TNT montou uma vasta rede de distribuição.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Em termos de entrega da Ásia-Pacífico para a Europa, a DHL é o player dominante, com mais de 30% de market share, seguida pela FedEx que tem 25%, segundo dados disponíveis no site da TNT.
A UPS e a TNT, individualmente, ficaram para trás na concorrência. No entanto, com a junção das empresas, a cota de mercado conjunta de 28% fará com que elas pulem para o segundo lugar na região, representando um desafio para a DHL se manter no topo.
Nenhum comentário