Turbinas a todo o vapor
A SKF do Brasil, líder mundial em rolamentos, vedações e sistemas de confiabilidade em manutenção industrial, acaba de disponibilizar aos seus clientes um serviço destinado ao alinhamento e geometria de turbomáquinas. A empresa trouxe para o Brasil o sistema Turbine – que faz todo o alinhamento e geometria a laser de turbinas a gás, vapor e turbo compressores.
Com o equipamento, adquirido junto à fábrica sueca Fixturlaser, a SKF será a primeira empresa brasileira a oferecer um serviço de alinhamento e geometria de turbomáquinas a laser. Os mercados petrolífero, químico, papel e celulose, sucroalcooleiro e fabricantes de turbinas em geral são alguns dos setores que serão beneficiados.
O objetivo da empresa, com a prestação deste novo serviço, é oferecer ao mercado de manutenção industrial tecnologias de ponta, até então desconhecidas no cenário nacional “Hoje as oficinas de manutenção realizam essas tarefas utilizando o método “corda de piano”, sem o uso de laser. Isso, além de reduzir a precisão do trabalho, também torna o serviço lento e com menor precisão, se comparado a metodos a laser”, explica Flavio Sousa, coordenador de engenharia de campo da SKF do Brasil.
Segundo Sousa, com o sistema a laser, o alinhamento que antes consumia até uma semana para ser realizado, agora pode ser feito em até dois dias. “Há redução aproximada de 70% do custo total da manutenção”, completa.
Na pratica, o sistema Turbine é utilizado para alinhar todos os estágios e respectivos mancais de uma turbina. “Esse processo possui extrema precisão. Com o laser, a qualidade do serviço fica muito mais confiável ”, completa.
Especificações técnicas:
Serviço de alinhamento a laser Turbine
Sistema: Turbine
Fabricante: Fixturlaser, da Suécia
Aplicações: alinhamento e geometria de turbinas a gás, vapor e compressores para os mercados petrolífero, químico, papel e celulose, sucroalcooleiro e fabricantes de turbinas em geral
Vantagens: maior precisão e rapidez no alinhamento das turbinas
Sobre a SKF
O grupo sueco SKF é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de rolamentos. Dono de um faturamento de US$ 6,1 bilhões em 2004, o Grupo está presente em 160 países, com 83 plantas industriais espalhadas pelo mundo e 7 mil distribuidores autorizados. Além de rolamentos para as mais diversas aplicações (a SKF produz atualmente 60 mil tipos de rolamentos), o Grupo oferece sofisticados equipamentos de monitoramento de condição de máquinas e ferramentas de manutenção, garantindo a otimização dos ativos de seus clientes. A SKF também aplica seus conhecimentos ao fornecer soluções para uma manutenção pró-ativa para eliminar falhas em equipamentos. Todos esses recursos e expertise servem para agregar valor às operações industriais dos clientes.
Além do setor industrial, o Grupo também é líder em produtos e soluções para o setor automotivo, que engloba além de rolamentos, bombas d’água, kits de polias e tensionadores de correia, atuadores hidráulicos, cruzetas, rolamento com sensor ABS, entre outros.
A companhia chegou ao Brasil em 1915, 8 anos depois de sua fundação na Europa. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo.
No Brasil, a SKF emprega 650 funcionários. O faturamento da unidade local em 2004 foi 10% superior ao registrado em 2003. No segmento industrial, a SKF tem clientes como Votorantim, Açominas, Melhoramentos, Klabin, Petrobras e Bunge. Já no automotivo, a companhia atende grandes montadoras como Fiat, Ford, GM, Volkswagen, DaimlerChrysler, Volvo e Scania.
Nenhum comentário