Tratamento de água na siderurgia terá evento específico

A cidade paranaense de Foz do Iguaçu sediará, no período de 13 a 15 de abril, o Seminário Internacional sobre Tratamento de Água na Siderurgia, uma promoção conjunta ABM e Nalco Brasil. O evento tem por objetivo apresentar e discutir estratégias sustentáveis de tratamento de água, que visem otimizar a produtividade, a vida útil de ativos e o custo total de operação das usinas siderúrgicas.

“O seminário será focado na água de resfriamento e o importante papel que este sistema desempenha na produção do aço, já que está presente em unidades-chave do processo, como o alto-forno, fornos elétricos, aciarias (conversores e lingotamento contínuo) e laminações”, diz o gerente de Desenvolvimento Industrial da Nalco América Latina, Paulo S. S. Santiago.

As palestras, a cargo de consultores técnicos da Nalco Brasil e América do Norte, abordarão o conceito de tratamento de água em relação a controle de corrosão, incrustações, microbiologia e fouling; os impactos da água na operação da usina e no custo total do processo, bem como gerenciamento dos recursos hídricos e as melhores práticas na operação de equipamentos de tratamento de água.

“Em função da qualidade da água, pode-se aumentar ou diminuir a vida útil dos equipamentos, do custo das manutenções e a disponibilidade dos equipamentos para a operação”, complementa Santiago.

O Seminário Internacional sobre Tratamento de Água na Siderurgia é dirigido a gerentes, engenheiros e técnicos de Operação e Manutenção e demais interessados nos fundamentos de tratamento de água e seu impacto em produtividade, incluindo pessoal envolvido com Meio Ambiente, Engenharia e Utilidades.

Haverá tradução simultânea português/inglês/português. Os interessados devem confirmar inscrição até 28 de março, pois as vagas são limitadas.

Mais informações na página do evento ou com Cíntia Ramos. Telefone: (11) 5534 4333, ramal 122.