Tolerância de curvatura

Tolerância de curvaturaTolerâncias de curvatura é uma medida da quantidade de material extra necessária para acomodar uma curva na folha de metal. Esta é uma função do ângulo de dobra, o que significa dobrar o raio de espessura do material, com uma variável chamada o fator-K. Permissões de dobra variam de acordo com o ângulo da dobra, do tipo e da espessura do material, e também do método utilizado para criar a curvatura. Um cálculo do subsídio de curva é necessário criar um produto acabado do tamanho correto.

Quando uma peça de metal de folha é dobrada, o comprimento total das peças se modifica devido à compressão no interior da curva e à tensão do lado de fora. A linha através da espessura da dobra, o chamado eixo neutro, não se altera em comprimento, quando a peça é dobrada. O material para o interior dessa linha está em compressão, enquanto que o material do lado de fora desta linha está em tensão. A localização do eixo neutro varia de acordo com o ângulo da curvatura e do raio da curva.

O fator K é a razão entre a distância da linha neutra da aresta interior do material para a espessura do material. Geralmente, o fator K não é inferior a 0,25, e não pode ser maior do que 0,5, porque não é fisicamente possível para a compressão no interior da curva ser maior do que a tensão no lado de fora. Essencialmente, o fator K é uma medida indireta da razão de compressão de tensão na curva – quanto maior o fator K, maior será a compressão. O fator K é dependente do material utilizado e do tipo de curva a ser criado.

Para calcular a dobra, o fator K é multiplicado pela espessura do material, para que o número seja, então, adicionado para o raio de curvatura. Este número é multiplicado pelo ângulo da curvatura vezes mais de 180 pi. A fórmula é tolerância de dobra = (fator K + raio x espessura) x ângulo x (pi/180). Uma vez tolerância de dobra é calculada, ela é adicionada ao comprimento requerido acabado para se obter o comprimento de material necessário a fim de criar a peça dobrada.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Máquinas comumente utilizadas para dobrar chapa incluem prensas de freio. Existem vários métodos para a criação de curvaturas em cada tipo de travão. Materiais comumente dobrados usando freios incluem alumínio e aços leves; alguns tipos de plásticos maleáveis também podem ser dobrados usando esses métodos de usinagem.