Tipos de tubos de canalização
Tipos de tubos de canalizaçãoAs duas principais categorias de tipos de tubos de canalização são de plástico e metal. Alguns modelos de tubos plásticos incluem o cloreto de polivinila (PVC), cloro de polivinil clorado (CPVC) e tubulação PEX. Já metais como o cobre, o aço inoxidável e o aço galvanizado são todos os tipos de tubos de metal disponíveis atualmente no mercado, e cada tipo de tubo de canalização é usado para um propósito específico no encanamento.
Os tubos de PVC servem, principalmente, para transporte de água com pressão alta. Eles estão disponíveis em vários tamanhos padronizados, variando de ½ polegada (1,3 centímetros) a 4 polegadas (10,2 cm) de diâmetro. O tubo de PVC é confeccionado apenas para lidar com a água fria, uma vez que a água quente fará com que a tubulação fique mais flexível e se dobre. Esse produto, normalmente é encontrado na cor branca, embora algumas variedades de cores incluam o tom cinza e o bege.
Como outra opção, os tubos de canalização de CPVC são suprimentos de PVC que receberam uma cloração extra, geralmente de cor amarela. O tubo de CPVC pode lidar com a água quente e fria, sem maiores problemas com temperatura, pois o CPVC é mais flexível, com espessuras substancialmente mais finas do que o tubo de PVC, e tem o mesmo diâmetro externo como um tubo de cobre, o que aumenta a sua gama de utilizações.
tubos de PVC
O PEX, também conhecido como polietileno reticulado, foi fabricado na década de 1920, mas se tornou mais popular nos últimos anos. Um tubo de PEX compartilha o mesmo diâmetro externo dos tubos de cobre, podendo ser utilizado tanto para operações com água quente e fria. No entanto, a tubulação PEX tem uma resistência térmica muito maior do que outro modelo de tubulação do encanamento, sem contar que e é bastante empregado em sistemas de aquecimento à base de água. As cores branco-amarelada, vermelho e azul dessa tubulação servem para identificar a qual tipo de trabalho se destinam.
O cobre é o tipo mais comum metal usado em canos para aplicação doméstica, embora seja mais se comparado aos tubos de plástico. O cobre é especialmente resistente à corrosão e pode suportar altas temperaturas. Os tubos de cobre vêm em três tamanhos diferentes – tipo M, L e K. O Tipo M possui espessura muito fina, enquanto o tipo L é de espessura média; já o tipo K é o mais grosso dos três.
A tubulação de aço inoxidável é menos utilizada do que os tubos de metal por ser mais cara e mais difícil de encontrar. É usada principalmente pela indústria naval e setor offshore, porque esses suprimentos podem suportar a água salgada, que corrói a maioria dos tubos de metal. O preço desse material o torna menos atraente e desejável para outras aplicações, contudo, sua resistência e durabilidade acabam compensando o valor investido na compra do material em longo prazo.
Os tubos galvanizados têm sido utilizados em residências, durante anos, normalmente para transportar água para dentro ou para fora da casa. O revestimento galvanizado impede a oxidação e dá uma aparência acinzentada ao produto. O uso desses tubos pesados está diminuindo hoje em dia, porque eles estão sendo substituídos pelo PEX, um material menos caro e tão durável quanto. Os canos galvanizados são produzidos em tamanhos que variam entre ½ polegada (1,3 centímetros) e 2 polegadas (5,1 centímetros) de diâmetro.
Nenhum comentário