Tipos de serviços de comércio internacional
Tipos de serviços de comércio internacionalEmpresas envolvidas em comércio internacional podem se beneficiar de uma gama de serviços, incluindo aqueles que oferecem consultoria sobre planejamento de exportação, com o objetivo de explorar a sua experiência e pontos de venda exclusivos no mercado exterior.
Consultorias também podem estar disponíveis em normas de produtos e regulamentações nos mercados no exterior e sobre quaisquer licenças de exportação necessárias. Preços de produtos, métodos de pagamento e os termos dos contratos de armazenagem e logística devem ser considerados, e os serviços especializados estão disponíveis para ajudar com isso.
Provedores de serviços internacionais de comércio exterior podem encontrar intermediários para um negócio e ajudar com os termos e redação de contratos internacionais. Assistência com a participação em exposições comerciais, planejamento de delegações comerciais e encontrar parceiros ou agentes nos mercados estrangeiros também estão entre os serviços disponíveis em comércio internacional.
Empresas que pretendem entrar em um novo mercado estrangeiro provavelmente precisarão dos serviços de uma empresa de pesquisa de mercado, que pode produzir uma análise do mercado externo, os competidores que participam nesse mercado, as melhores maneiras de penetrar o mercado e a estratégia de marketing correta.
A empresa de pesquisa de mercado pode realizar estudos sociais para identificar tendências nos gostos do público no mercado externo e fornecer uma análise das oportunidades de negócios. Uma empresa pode se beneficiar de pesquisas sobre o impacto da sua marca no mercado internacional, seus pontos fortes e fracos, bem como a influência das marcas concorrentes.
Tipos de serviços de comércio internacionalAlgumas organizações oferecem serviços em conexão com promoções comerciais e feiras e eventos que podem ser usados por empresas que desejam demonstrar seus produtos e serviços em um país estrangeiro. Intermediários podem ajudar com a reserva de espaços e criação da exposição, bem como com a publicidade da empresa em outro país.
Existem companhias especializadas em organizar excursões de grupos de executivos que querem investigar as condições em sua indústria no exterior e a organização intermediária pode encaminha-los ao encontro de representantes da indústria e do governo. Essas organizações também podem prestar serviços de tradução e intérpretes.
Outros serviços de comércio internacional envolvem a procura de potenciais parceiros locais em um país estrangeiro. Uma empresa pode estar à procura de um parceiro do outro país porque essa é uma exigência da legislação local ou porque precisa trabalhar com outra companhia que tenha o conhecimento ou uma rede de distribuição local.
A empresa pode precisar de ajuda para encontrar um negócio apropriado local para participar de uma joint venture contratual, capitais mistos ou parceria. Intermediários podem, ainda, oferecer serviços de comércio internacional que reúnem compradores e vendedores num determinado mercado internacional ou encontrar agentes para agir em nome de uma empresa no país estrangeiro.