Tipos de pallets para manuseio de cargas
Tipos de pallets Os tipos de pallets, ou paletes, são plataformas usadas para transportar mercadorias durante todo o seu ciclo de vida; os paletes acompanham e transportam a carga nas fábricas, em caminhões, armazéns e lojas. Há diferentes tipos de paletes, sendo os mais comuns os paletes de madeira, paletes de metal, de plástico e de papelão, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Muitas empresas estão começando a perceber a importância da reutilização de paletes, bem como de sua reciclabilidade. Um palete descartável pode ser menos caro se forem levados em conta fatores como menor custo de reposição; além disso, a despesa total de produção dos paletes descartáveis é frequentemente superior ao custo dos modelos de paletes recicláveis.
Tradicionalmente, a maioria dos paletes comuns era feita de madeira. A madeira é abundante, forte, flexível e fácil de montar. Os paletes de metal possuem fortes vantagens em relação à sua durabilidade, resistência e facilidade de conserto. No entanto, eles são muito caros em termos de fabricação e muito pesados para o transporte. Algumas indústrias, no entanto, utilizam os modelos de paletes de aço mais resistentes para o transporte de mercadorias pesadas ou volumosas e que necessitam de todo o cuidado no manuseio.
Pallets de madeira
Pallets de madeira
Características dos paletes de madeira:
Os paletes de madeira normalmente pesam por volta de 30 kg, sendo feitos principlamente de peroba-rosa, pinus e eucalipto.
Entradas – O número de entradas permite o encaixe dos garfos de empilhadeiras ou de carros hidráulicos.
Paletes sem vãos – Não existem vãos entre as tábuas que compõem o palete.
Paletes com vãos – Existem vãos de tamanhos variáveis entre as tábuas que compõem o palete.
Paletes com longarinas – As longarinas são vigas de madeira para apoiar a instalação das tábuas que formarão o palete.
Palete de madeira abaulada – São aproveitadas tábuas sem quinas para evitar rasgar a embalagem das mercadorias.
Palete dupla face – Este tipo de palete possui tábuas em cima e embaixo, reversíveis ou não.
Reversível – É o palete que possui o mesmo número e tamanho de tábuas em cima e embaixo.
Abas laterais – Pallet com tábuas que ultrapassam as longarinas das pontas para haver uma sobra para o içamento por cabos.
Vários processos de molde e diversos tipos de materiais podem ser aproveitados na criação de diferentes tipos de paletes de plástico. Por exemplo, os paletes moldados por injeção são rígidos e leves, mas não podem suportar um impacto muito forte. Já os paletes de espuma estrutural são mais fortes, pois são flexíveis e podem conter uma quantidade substancial de peso. As matérias-primas em paletes de espuma podem ser parcialmente reutilizadas, mas elas não são recicláveis.
Os paletes também podem ser produzidos com base no processo de termoformagem. Algumas folhas plásticas são aquecidas e aspiradas em um molde onde se arrefecem na forma desejada. Esse processo é menos caro do que outros métodos, mas, infelizmente, os paletes termoformados tendem a ser mais fracos do que outras variedades desses suprimentos.
Outro tipo de palete que chegou ao final dos anos 1990 é o palete de papelão. Totalmente descartável através da reciclagem e muito barato de confeccionar, esses palates quase funcionam como embalagens extras para caixas. Eles são constituídos, basicamente, de papelão ondulado, com reforços estruturais. O melhor de tudo eles são tão leves e quase não afetam os custos de transporte.
Pallets de plástico
Pallets de plástico
Pallets de plástico ecologicamente correto:
O pallet de madeira permanece com força total nos setores de transporte, distribuição e armazenamento de produtos fabricados em todo o mundo. Sua preeminência foi ditada principalmente pelo custo, mas os paletes de plástico continuam em alta por causa de sua durabilidade, possibilidade de reutilização e peso leve. Os tipos de paletes de plástico feitos por moldagem por injeção de espuma estrutural, termoformagem, rotomoldagem e moldagem por compressão estão ganhando aceitação em uma variedade de mercados, incluindo as indústrias de alimentos e bebidas, de produtos farmacêuticos, produtos alimentícios, entre outras.
A dificuldade e o custo de eliminação dos paletes de madeira tem sido sempre uma preocupação, mas o foco de hoje sobre o meio ambiente está alimentando um interesse real e renovado nos plásticos. A reutilização é um grande atrativo e vários fabricantes de paletes de plástico têm capitalizado mais dinheiro apostando na produção e no uso de pallets em materiais de baixo custo e que possam competir favoravelmente com madeira. Uma forma de manter os custos baixos é a utilização de resina reciclada e de sucata reciclada.
Pallets de aço
Pallets de aço
Muitos observadores prevêem que os modelos de paletes de plástico ecologicamente correto possuem um papel ainda mais fundamental, pois as empresas têm adotado um maior nível de automação em seus armazéns. Maior automação requer repetibilidade e confiabilidade, e por isso os paletes plásticos adaptados, resistentes e de peso leve oferecem uma vantagem distinta sobre os pallets de madeira, que são mais vulneráveis à fragmentação, à rachaduras e ao mofo.
O fato de que os plásticos usados na fabricação dos paletes podem ser os chamados “plásticos ecologicamente corretos” atrai ainda mais a atenção das grandes empresas, que se comprometem mais com o meio ambiente e buscam soluções eficazes de baixar os custos de produção.