Tipos de medição de pressão no transdutor de pressão

Tipos de medição de pressão no transdutor de pressãoA escolha de um transdutor de pressão vai além de selecionar um dispositivo com um bom desempenho aceitável. Também deve haver configuração de acordo com vários tipos de medição de pressão no transdutor de pressão. A seguir, analisaremos algumas das mais comuns formas de controle e medição de pressão aplicadas nos medidores industriais disponíveis no mercado.

Manômetro de pressão (psi) (Bar g) – quantifica a pressão do fluido em relação à pressão do ar ambiente. No caso de um transdutor tipo diafragma, um lado do fluido do diafragma considera a pressão medida, o outro lado verifica a pressão do ar ambiente. Como uma unidade de medição de pressão de calibre que fica ao ar livre, o transdutor tipo diafragma pode ficar exposto à contaminação atmosférica e à condensação, a menos que sejam tomadas as devidas precauções.

Pressão absoluta (psia) (um bar) de pressão medida em relação ao vácuo. No caso de um transdutor tipo diafragma, um lado do diafragma checa a pressão de fluidos, o outro vê um vazio completo.

Pressão de referência vedada (psis) (s bar) – é medido em relação a uma pressão de referência cuja magnitude é igual ou próxima à pressão atmosférica padrão. No caso de um transdutor tipo diafragma, um lado do diafragma fica exposto à pressão do fluido, enquanto o outro lado está exposto a uma câmara selada da atmosfera contendo gás pressurizado à pressão atmosférica normal. Os transdutores de pressão recomendados para serviços hidráulicos são equipamentos selados para garantir que as unidades ou componentes internos sensíveis permaneçam livres de umidade e sujeira.

Pressão diferencial (psid) (bar d) – quantifica a diferença de pressão entre dois pontos dentro de um sistema. A medida também deve considerar a magnitude da pressão do sistema de linha. As medições são normalmente tomadas a partir de duas diferentes entradas de líquido dentro do sistema, usando um transdutor projetado especificamente para cálculos de pressão diferencial. Ou também pela instalação de um transdutor separado em cada uma das duas entradas de fluido (a saída de cada transdutor é encaminhada para um processador de sinal comum que produz um sinal proporcional à pressão da linha, bem como a diferença entre as duas pressões).

A pressão da linha é importante não só para monitorar a operação do sistema, mas também para fazer medições de pressão diferencial mais significativas. Por exemplo, uma queda de pressão de 8 psi (0,544 bar) através de um filtro pode ser aceitável para um sistema operacional de 120 psi (8,16 bar), mas inaceitável para uma temperatura de 80 psi (5,44 bar).