Tipos de emulsionantes vegetais

Tipos de emulsionantes vegetaisOs emulsionantes são substâncias químicas que permitem que as substâncias à base de óleo e à base de água formem uma mistura estável, ou colóide, em vez de haver a separação dos componentes. A um nível molecular, um agente emulsionante é constituído por uma parte que é solúvel em água e uma parte que é solúvel em gordura. Os agentes emulsionantes podem ser produzidos de fontes animal ou planta. Os tipos de emulsionantes vegetais mais comuns incluem a lecitina, biossurfactantes e cera vegetal emulsionante.

A lecitina é um ácido gorduroso encontrado em membranas de células e paredes celulares. Foi originalmente isolado a partir de gemas de ovo. No final do século 20, no entanto, a lecitina mais comercial foi extraída a partir de fontes vegetais, tais como óleo de soja, de coco ou óleo de palma.

Na produção de alimentos, emulsionantes vegetais baseados em lecitina têm uma variedade de utilizações. Na maioria das vezes, mantêm-se os vários ingredientes em alimentos de separação ao longo do tempo. Os óleos de manteiga de amendoim, por exemplo, muitas vezes sobem ao topo do frasco sem o auxílio de algum tipo de emulsionante vegetal. Por outro lado, os óleos vegetais bromados são muitas vezes adicionados como um agente de turvação para líquidos, tais como sumos de fruta que já são estáveis.

Emulsionantes vegetais são usados em alimentos, como doces.

Emulsionantes vegetais são usados em alimentos, como doces.

Tensioativos ou agentes tensio-ativos, são uma classe de emulsionantes que funcionam através da redução da tensão superficial em água e em moléculas de petróleo. Ambos os agentes de limpeza comercial e doméstico costumam usar surfactantes, que podem dissolver as ligações entre superfícies e contaminantes. A maioria dos surfactantes é à base de petróleo, o que muitos acreditam ter um impacto fortemente negativo no meio ambiente.

Os cientistas do século 20 e início do século 21, no entanto, estavam começando a produzir vários tipos de suprimentos surfactantes orgânicos, ou biosurfactantes, a partir de fontes vegetais. Emulsionantes vegetais que funcionam como agentes tensioativos podem ser extraídos a partir de óleos vegetais da mesma maneira que a lecitina é produzida.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Emulsionantes vegetais também podem ser produzidos em ceras que são utilizadas em cosméticos para suspender pigmentos dentro de uma água ou à base de óleo. Cosméticos contêm emulsificantes à base de gordura animal, que alguns consumidores acham desagradável. A cera vegetal emulsificante pode ser uma alternativa viável para algumas pessoas, embora outras podem opor-se aos vestígios de produtos químicos artificiais que se encontram na cera.