Tempo Médio Entre Falhas – MTBF
Tempo Médio Entre Falhas – MTBFO Tempo Médio Entre Falhas (TMEF) ou Mean Time Between Failures (MTBF) é um tipo de indicador bastante utilizado no setor industrial, especialmente nas áreas de produção e manutenção, para que se possa mensurar a confiabilidade de uma máquina e também o tempo em que uma determinada falha ou pane ocorre em um equipamento entre o período de manutenção. Este indicador tem sido usado por gestores há quase 60 anos como parâmetro para as tomadas de decisões, especialmente no segmento de manutenção. A definição do termo MTBF depende da definição do que é considerada uma falha do sistema.
Ao levar em consideração sistemas mais complexos, porém, reparáveis, as falhas são consideradas as condições inerentes ao projeto e que coloquem o sistema fora de serviço e em um estado indicado próprio para a realização de reparos. Por definição em engenharia, as falhas que não podem ser reparadas, mas, no entanto, não são altamente relevantes para deixar o sistema fora do ar ou paralisar por completo os processos de produção não podem ser consideradas falhas. Ou seja, se o equipamento, mesmo com falha em um de seus dispositivos, consegue realizar a finção a que lhe foi atribuída, não se pode considerar a falha como fator relevante para análise. Vale ressaltar que o MTBF é aplicado em falhas que podem ser reparadas e quando não há necessidade de troca da peça. Já o MTTF é um recurso aplicado quando se exige a substituição do dispositivo.
Ainda existem muitas variações das siglas MTBF, como Tempo Médio entre o Aborto do Sistema (MTBSA), ou Tempo Médio entre Falhas Críticas (MTBCF) ou, ainda, Tempo Médio entre a Unidade de Substituição (MTBUR). Todas essas nomenclaturas são empregados quando é desejável a diferenciação entre os tipos de falhas, determinando se elas são críticas ou não críticas. O tempo médio para falha (MTTF) é um termo comumente utilizado e substituição às siglas MTBF nos casos em que um sistema é transferido após uma falha.