Tata Steel investe na unidade europeia para melhorar o desempenho
Tata Steel investe na unidade europeia para melhorar o desempenhoA Tata Steel (IW 1000/195) planeja investir US $ 645 milhões em sua unidade europeia, disse um funcionário da empresa, como forma de enfrentar a desaceleração da demanda. “Vamos investir US$ 645 milhões em 2012-13”, explicou o diretor-gerente da Tata Steel HM Nerurkar a jornalistas à margem de uma conferência do setor em Nova Délhi, Índia.
“Pretendemos investir para melhorar o desempenho das operações na Europa e em áreas que podem oferecer retornos rápidos.” Os investimentos serão parcialmente financiados por recursos internos, salientou Nerurkar, acrescentando que o processo de financiamento está ainda sendo finalizado.
A Europa é responsável por cerca de dois terços das vendas e da produção para a siderúrgica indiana, que tem uma capacidade anual de 28 milhões de toneladas.
A empresa siderúrgica Tata Steel, parte do conglomerado da Tata Group, tornou-se uma das maiores siderúrgicas do mundo, depois de comprar a empresa anglo-holandesa Corus por US $ 13,7 bilhões em 2007. A Corus foi rebatizada como Tata Steel Europe, em setembro de 2010.
A empresa tem mostrado crescimento fraco dos lucros nos últimos trimestres, atingida por uma desaceleração da atividade industrial e pelo enfraquecimento da demanda por aço na região. A companhia de siderurgia também demitiu centenas de trabalhadores desde que foi vendida a uma de suas fábricas britânicas para cortar custos.
Siderúrgicas de todo o mundo têm sido vítimas de uma queda da demanda conforme o crescimento industrial perde ritmo em economias emergentes como a Índia e a China, e a expansão permanece lenta em avançadas economias ocidentais.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Nerurkar disse que a demanda por aço se manteve fraca na Europa, mas a esperança expressou que a situação pode melhorar graças aos esforços dos governos europeus para resolver a crise financeira.