Software de gestão de manutenção preventiva
Software de gestão de manutenção preventivaA manutenção preventiva refere-se a medidas tomadas para manter todos os ativos da empresa ou indústria em perfeitas condições de funcionamento e para evitar a necessidade de grandes reparações. Esse tipo de manutenção inclui ações tais como a inspeção, limpeza e reposição de peças. Para gerenciar todos os trâmites da manutenção, como periodicidade das inspeções e dados que identifiquem a necessidade de trocas e reparos, é essencial ter um software de gestão de manutenção preventiva.
Esse sistema consiste em módulos operacionais e aplicativos de software que executam uma variedade de tarefas. O software de manutenção preventiva é outra definição para o que, em engenharia, chamamos de “Computerized Maintenance Management Solution” (CMMS), uma forma de gerir a manutenção de qualquer equipamento que uma empresa tem em suas instalações. Existem alguns componentes e funcionalidades que se espera encontrar em um software de gerenciamento de manutenção, embora possam ter nomes ligeiramente diferentes.
Estes módulos sistematizados incluem o registro de ativos, tendo em vista a localização dos modelos de ativos dentro das empresas e plantas industriais e as ordens de trabalho. Também é essencial conter no sistema um inventário de manutenção, um banco de dados para a equipe de manutenção e os seus horários, um registro de fornecedores, clientes e vendedores e a disponibilidade de geração de relatórios de análise.
Existem algumas diferenças fundamentais entre os diferentes tipos de software de manutenção preventiva. Um fator elemento primordial identificar se este software é compatível com o demais programas utilizados em seu computador e, para isso, é preciso escolher corretamente a plataforma de ERP usado para gerenciar os ativos e os planos de manutenção. Outro detalhe é o programa é genérico ou personalizado para atender às necessidades e pretensões de cada cliente.
Um terceiro fator, relacionado ao segundo item, é se as modificações podem ser feitas pelo cliente, como novas inclusões e pequenas alterações de usabilidade, ou deve ser feita somente pelo desenvolvedor do software. Também é importante o treinamento de pessoal e uma equipe de apoio disponível para dar o suporte ou help desk.
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