Skaf propõe criação de frente para rever carga tributária de fabricantes de equipamento hospitalar
Durante a abertura da 18ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios (Hospitalar), que começou nesta terça-feira (24), no Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte, o presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, afirmou que é necessário fazer uma grande frente para mudar a situação tributária que pesa sobre a indústria brasileira, principalmente a do setor hospitalar. “Hoje, os produtos importados não pagam nada de imposto, mas a indústria nacional, que cria emprego e desenvolvimento econômico, tem de arcar com uma carga tributária que chega a 45%.” E reiterou: “Peço ao Governador do Estado e ao Ministro da Saúde para que ajudem a mudar essa realidade”.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se disse muito sensibilizado com as palavras do presidente da Fiesp. “Skaf reiterou as várias distorções que existem no sistema tributário brasileiro. Sou totalmente favorável à redução da carga tributária para os produtos hospitalares fabricados no Brasil”, enfatizou. “Serei seu grande aliado nesse tema”, concluiu Padilha.
O Governador do Estado, Geraldo Alckmin, também manifestou preocupação com a questão. “Vamos rever essas alíquotas do ICMS para que a indústria de produtos hospitalares de São Paulo tenha competitividade”, garantiu Alckmin.
Sesi e Senai-SP
As entidades da indústria estão promovendo, durante a Hospitalar 2011, palestras gratuitas, com duração de 40 minutos, sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, prevenção e controle de doenças e gestão de serviços de saúde. As palestras estão sendo ministradas no estande das instituições, localizado na rua M, nº 17. A feira é voltada a profissionais do setor e estará aberta até sexta-feira (27), das 12h às 21 horas.