Sistemas de arrefecimento e lubrificação para máquinas industriais
Sistemas de arrefecimento e lubrificação para máquinas industriaisHá muitos tipos de equipamentos que são projetados e desenvolvidos com um sistema de auto-arrefecimento, com a finalidade de manter a temperatura de seus componentes e mecanismos dentro dos padrões de segurança, garantindo que os materiais mantenham suas propriedades iniciais.Qualquer modelo de máquina, equipamento ou dispositivo é passível de manter contato de fricção ou atrito ao desenvolver um trabalho específico. A solução mais como na tentativa de evitar ou amenizar a fricção entre as superfícies de contato (reduzindo as perdas de material e energia) envolve a aplicação de uma fina camada de óleo de lubrificação. Além de evitar ou reduzir o atrito entre os elementos de contato, os sistemas de lubrificação acabam agindo como agentes de dissipação de parte do calor provocado devido ao funcionamento do equipamento, o que faz com que o sistema de lubrificação exerça também a função de arrefecimento.
Normalmente, os equipamentos industriais possuem seus sistemas de lubrificação e de arrefecimento totalmente independentes, salvos alguns casos que incluem algumas máquinas mais especiais. Isso é fato porque uma pequena gota de óleo no sistema de refrigeração é capaz de reduzir os níveis de eficácia do sistema de arrefecimento, bem como compromete a qualidade dos fluidos refrigerantes, acarretando também o desperdício de lubrificante, que deverá ser desprezado caso esse tipo de incidente aconteça. Por outro lado, a mistura acidental de óleo lubrificante com os fluidos de refrigeração pode prejudicar a eficácia de ambos os produtos, além de provocar sérios danos às máquinas.
Quando acontece essa mistura acidental, é muito comum ocorrer perda da viscosidade do lubrificante, o que acelera sua decomposição e gera a exposição das superfícies que deveriam ser protegidas pela fina película de óleo. A partir disso, é muito provável que a superfície metálica sofre corrosão e tenha sua durabilidade reduzida. Por isso, é importante evitar o contato dos fluidos de agentes contaminantes, bem como de utilizar refrigerantes e lubrificantes de bom desempenho e estabelecer mecanismos de isolamento entre ambos os sistemas, evitando que um interfira na performance do outro.
Lubrificação Os sistemas de arrefecimento e lubrificação de máquinas e equipamentos industriais são sistemas que integram um equipamento e facilitam sua operação normalizada. Ao se elaborar um projeto de construção de um equipamento, é necessário calcular o índice de fadiga dos componentes e também definir os parâmetros de sistemas de arrefecimento e lubrificação, especificando detalhes como os componentes que serão arrefecidos ou lubrificados, qual o tipo de fluido refrigerante e / ou lubrificante será utilizado em cada sistema. É preciso estabalecer quando e como se darão os procedimentos envolvidos em cada tarefa, tanto na de lubrificação quanto na de resfriamento.
O lubrificante sintético ou o lubrificante à base de petróleo e o líquido refrigerante requerem troca períodica, dependendo da frequência de uso de cada equipamento, de suas condições de operação e de manuseio, seu local de instalação e também das propriedades e características dos fluidos aproveitados, a fim de que a operação transcorra da forma apropriada. Cabe lembrar que este uma das maneiras de se obter a redução dos custos de manutenção oriundos das paradas não-programadas de manutenção ou de manutenção corretiva não planejada, bem como de baixos níveis de confiabilidade dos equipamentos. Esse é um dos grandes objetivos das empresas atualmente, pois elas buscam uma posição de competitividade no mercado. Os sistemas de lubrificação e de arrefecimentos de máquinas e equipamentos são essenciais para prolongar a vida útil dos componentes, promovendo o funcionamento das máquinas em seu estado contínuo e com alto desempenho. É aconselhável aos gestores e à equipe de manutenção sempre incluir os métodos de refrigeração e lubrificação nos planos de manutenção.