Siemens lança no Brasil soluções para mercado de motores
Empresa lança novas linhas de produtos para atender a demanda das indústrias por soluções que aliem inovações tecnológicas com uma relação entre custo e benefício cada vez melhor.
Com uma média de 30 novas patentes registradas por dia, a Siemens, uma das empresas que mais investe em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, traz para o mercado brasileiro duas novas estrelas dentro do já consagrado sistema modular SIRIUS.
“Após 4 anos de pesquisa e desenvolvimento a Siemens lança mundialmente, a chave de partida e parada suave mais compacta do mundo: a Soft Starter SIRIUS 3RW”, afirma o Eng. Julio Cesar Roggero, gerente de produto da Siemens. ”Com os contatos de by-pass incorporados em toda a família de soft starters a Siemens conseguiu compactar drasticamente o equipamento e reduzir consideravelmente a indesejável dissipação de calor gerada pela eletrônica de potência do aparelho (tiristores). “Ao finalizar a partida suave, os tiristores não são mais necessários”, justifica Julio Cesar.
Com a linha 3RW40, dedicada as aplicações standard, como bombas e compressores, a Siemens pretende substituir as antigas partidas estrela-triângulo, que apesar de reduzirem a corrente de partida do motor, ainda geram solavancos no sistema mecânico a ser acionado, na comutação de estrela para triângulo. “Agora para motores de 100 a 432A, ao se comparar o custo de uma partida estrela-triângulo com da nova chave 3RW40, nossos clientes não terão mais dúvida em substituir a espaçosa estrela-triângulo, que necessita de três contatores, mais relé de sobrecarga e de tempo e um motor com disponibilidade para seis pontas – isso porque a 3RW40 tem o tamanho de um único contator e integra a proteção para o motor e os contatos de by-pass” – afirma Roggero.
Já com a linha 3RW44, as aplicações mais exigentes, em termos de inércia da carga e de funcionalidades serão atendidas, como: integração a sistemas de automação por meio de rede de campo Profibus-DP que permite diagnósticos de falha e gerenciamento de energia, display gráfico ou mesmo proteção do motor com classe 40 de partida. Com o inovador controle de torque, o motor pode ser acelerado de modo otimizado, tudo isso em pouco espaço no painel elétrico, devido aos citados contatos de by-pass incorporados em toda a linha que atende motores de 29 a 1214A ligados em linha ou em delta (dentro do delta do motor) de 50 a 2100A. “Apesar de serem necessários 6 cabos até o motor, a ligação em delta permite que, por exemplo, um motor de 100A possa ser acionado por um Soft Starter de 58A, que suprime o aparente custo adicional de cabos, a redução do painel, e representa uma excelente alternativa em termos de redução de custos para os nossos clientes”, alerta Julio.
“O produto estará disponível em agosto de 2005 e nós pretendemos atingir a liderança no segmento antes dele completar 3 anos no mercado brasileiro”, informa Roggero.