Shell acerta venda de seis campos de petróleo e gás no México
A subsidiária holandesa da Shell, uma empresa independente de extração e produção de petróleo e gás, anunciou nesta sexta-feira (05/11) que concordou em vender sua participação em seis campos de petróleo e gás localizados no México para a W & Energia T VI, LLC, uma subsidiária integral da W & Offshore T Inc. (WTI ). O valor do acerto ficou por volta de US $ 450 milhões, com data efetiva de 01 de setembro de 2010, como parte de uma reestruturação em curso da carteira de projetos e do foco na eficiência do capital.
Isso faz parte do plano da empresa de alienar US $ 7-8 bilhões em ativos em todo o mundo entre 2010 e 2011. Os campos alienados são os de Tahoe, Tahoe Sudeste, Drojki, Marlin e Dorado, que são, predominantemente, campos de produção de gás maduros. Estes campos produzem cerca de 18.000 barris de óleo equivalente por dia (boe/d), e têm reservas comprovadas de cerca de 27 milhões de barris de óleo equivalente.
Um acordo definitivo foi assinado por todos os campos, exceto para um dos campos, o Golfo do México, plataforma de produção que é objeto de uma Carta de Intenções e, atualmente, está prevista para se encerrada antes do final do ano. A Shell continua a fazer investimentos significativos nas águas profundas do Golfo do México, onde a empresa produz atualmente cerca de 230.000 barris de óleo equivalente por dia.
Recentemente, a empresa tomou a decisão de aplicar investimentos no poço de desenvolvimento em águas profundas no campo Marte B (71,5% de participação da Shell), com potencial de produção de 100.000 boe / d. A companhia também anunciou recentemente mais dois novos centros de produção em águas profundas no campo de Appomattox, onde a Shell tem participação de 80% e nos campos de Vito, onde a Shell detém 55%, com potencial de produção de 100.000 boe / d.