Saiba mais sobre maquinabilidade

Saiba mais sobre maquinabilidadeMaquinabilidade, ou usinabilidade, é uma qualidade que indica a dificuldade relativa envolvida no trabalho de um material. Um material com boa usinabilidade geralmente é fácil de cortar ou trabalhar, não causa desgaste excessivo das ferramentas que são usadas ​​nele e aceita um acabamento sem esforço excessivo. Quando um material apresenta todas estas qualidades, é chamado livre de usinagem.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Uma desvantagem que muitas vezes é inerente a esses materiais é que eles podem sofrer em termos de desempenho e desgaste. Avanços na engenharia podem melhorar o design de ferramentas para aumentar a usinabilidade de materiais que também oferecem alto desempenho.

O processo de determinação da maquinabilidade de um determinado material pode ser bastante complexo. Muitos fatores podem ser considerados, como as qualidades físicas do material, as condições e as propriedades da máquina de corte.

Fatores como resistência, escoamento, dureza e microestrutura podem ser importantes. Geralmente, materiais com alta resistência e escoamento oferecem alto desempenho, mas também são difíceis de maquinar. Certas ferramentas para metais também podem oferecer benefícios que resultam em um material com alta maquinabilidade.

Como um grande número de variáveis ​​pode ter um efeito na usinabilidade do componente, são feitas avaliações individuais para cada trabalho. Diversas metodologias diferentes podem ser usados ​​para determinar se um material será livre de usinagem, incluindo os que estimam a vida da ferramenta, determinam o quanto de energia será consumida ou se relacionam com acabamento de superfície.

Avaliações baseadas em ferramentas geralmente dependem de que tipo de dispositivos de corte terá de ser usado ou a rapidez com que eles tendem a se desgastar. Métodos de acabamento de superfície normalmente envolvem determinar quão facilmente um material aceitará um acabamento.

Avaliar a maquinabilidade de um material é importante para o processo produtivo

Avaliar a maquinabilidade de um material é importante para o processo produtivo

Para dar uma ideia geral de como certos materiais são difíceis de maquinar, classificações de usinabilidade estão disponíveis. Um sistema pode atribuir um valor de 100% para um determinado tipo de aço, efetivamente tornando-o um padrão para outras avaliações. Num sistema como este, os materiais com uma classificação de menos de 100% são difíceis de trabalhar, enquanto que aqueles com percentagens mais elevadas podem ser substancialmente considerados livres de usinagem.

Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou o processo de corte.

Alguns tipos de aço podem ser considerado isentos de maquinagem, enquanto que outros aços de baixo carbono podem ser macios e difíceis de trabalhar.

O alumínio é um outro material mais fácil de trabalhar, dependendo da sua composição, já que certas ligas são feitas intencionalmente mais frágeis para esta finalidade. Outros materiais, como materiais termoplásticos, têm maior maquinabilidade com equipamento de refrigeração que inclui a lubrificação, enquanto que a borracha frequentemente trabalha usando o dióxido de carbono líquido ou outros agentes de refrigeração de baixa temperatura.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>