Rodada de negócios da Mecânica 2004 atrai novos mercados
Rodada de negócios da Mecânica 2004 atrai novos mercadosCompradores internacionais de novos mercados como Austrália, Turquia, África do Sul e Portugal já se inscreveram para a Rodada Internacional de Negócios da Mecânica 2004, que se realiza nos dias 19 e 20 de maio, durante o maior evento do setor metal-mecânico da América Latina. Promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), com apoio da Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), a Rodada atrai também importadores e distribuidores de bens de capital mecânicos da Alemanha, Itália e França, tradicionais destinos das exportações do setor.
Realizadas com o objetivo de aproximar fabricantes e potenciais compradores de bens de capital mecânicos, além de abrir caminho para novos mercados, as Rodadas muitas vezes são a porta de entrada de pequenos empresários para o comércio exterior.
As negociações são organizadas pela área de Comércio Exterior da Abimaq que, com apoio das câmaras setoriais, identifica os compradores internacionais, convidados a participar do evento. Nelas, os fabricantes brasileiros têm a oportunidade de contato direto em mesa individual, com horários previamente agendados, de acordo com o perfil de atuação de sua empresa. Além de ambiente reservado, é oferecido apoio de intérpretes em inglês e espanhol, assessoria de equipe especializada em comércio internacional e suporte técnico da entidade.
Apesar da curta duração, de no máximo dois dias, os resultados são expressivos. A Rodada da Brasilpack, realizada em 9 e 10 de março, contou com 130 reuniões entre 15 compradores estrangeiros de nove países e 35 empresas brasileiras, gerando negócios estimados em US$ 8 milhões para os próximos dois anos.
Segundo o presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite, as rodadas são mais uma demonstração do esforço exportador do setor de máquinas e equipamentos, que alcançou a segunda colocação no ranking dos maiores exportadores industriais brasileiros de manufaturados em 2003.
Nenhum comentário