Revisão preventiva diária para caminhões: 15 minutos de atenção para evitar riscos
Como motorista qualificado, antes de iniciar cada jornada de transporte, você deve realizar uma inspeção do estado geral do veículo e de todos os implementos de carga. A atenção maior deve ser colocada nos sistemas e componentes que asseguram a funcionalidade mecânica, o controle direcional, a estabilidade e a capacidade de frenagem, com o mais alto padrão de segurança.
A revisão preventiva diária dos sistemas e componentes do veículo trator e seus acoplados reduz em mais de 50% a probabilidade de paradas imprevistas decorrentes de quebras, falhas mecânicas e riscos à sua Segurança.
A revisão preventiva diária deve levar em consideração:
Direção – Alinhamento
Pneus – estado geral – desgaste e calibragem
Óleos e filtros
Suspensão
Sistemas de freios – balões de ar
Correias
Mangueiras
Sistema elétrico, instalações, lâmpadas e lentes das lanternas
Alinhamento e alcance dos faróis
Quinta roda e pino rei – travamento
Linhas de alimentação – chicotes
Estrutura do chassi e implementos da carga
“Tão logo seja identificada uma falha, os reparos devem ser feitos imediatamente. A demora na execução de verificações e reparos, dependendo do sistema ou componente em questão, pode facilitar a ocorrência de situações perigosas”, ressalta o consultor sênior Euder Ferreira, do Centro de Prevenção de Acidentes (CEPA Safe Drive).
Vale a pena ressaltar, segundo o consultor, que os sistemas e componentes com importância vital para a segurança incluem todos os sistemas que possibilitam o controle direcional e de movimento do veículo como: direção, todos os componentes dos eixos e de carga, sistema elétrico, circuito de ar, sistema de engate de cada semi-reboque, conjunto de suspensão e sistema de freios. “Por esse motivo, após a execução da manutenção preventiva ou corretiva verifique a descrição e, se necessário, solicite mais detalhes do serviço realizado”, acrescenta Euder.