Responsabilidade Social Corporativa na Indústria Têxtil
Responsabilidade Social Corporativa na Indústria TêxtilO conceito de responsabilidade social corporativa é relativamente recente no mundo dos negócios. A conscientização sobre o assunto pelas organizações empresariais está crescendo rapidamente, e as empresas também estão aceitando e vendo com outros olhos esse conceito. A indústria têxtil também não é exceção neste contexto. A produção têxtil e de empresas comerciais também estão percebendo suas responsabilidades perante a sociedade e ao meio ambiente.
A responsabilidade social é “uma obrigação da organização em maximizar seu impacto positivo e minimizar o seu impacto negativo na sociedade”. Em outras palavras, é “o conceito de que as empresas devem estar ativamente envolvidas com o bem-estar da sociedade em geral”. O conceito é aplicável a indivíduos e governos, bem como às organizações, e pode ser dividido em duas partes: a responsabilidade social e ambiental.
A responsabilidade social refere-se ao compromisso da organização perante as diversas partes a ele associados, que são conhecidas como “partes interessadas” ou “stakeholders” no mundo dos negócios. Essas partes incluem empregados, acionistas, governo, clientes, investidores, fornecedores, concorrentes e a sociedade em geral. A responsabilidade ambiental refere-se a responsabilidade da organização em prol da proteção do meio ambiente.
O conceito de responsabilidade social sustenta que uma organização deve trabalhar de uma forma em que os interesses das partes interessadas sejam protegidos ou, pelo menos, não sejam prejudicados. Ele sustenta que a organização precisa trabalhar de forma ética, por isso, o domínio da responsabilidade social vai além das responsabilidades legais de uma organização.
Responsabilidade social na indústria têxtil
Como as empresas de outros setores, as indústrias têxteis percebem a questão da responsabilidade social sustentável como forma de aumentar os lucros e tornar as empresas mais competitivas no cenário econômico, porém, levando sempre em conta os interesses de todas as partes envolvidas nos negócios da empresa. As formas pelas quais uma empresa têxtil pode cumprir a sua responsabilidade para com as várias partes são semelhantes aos de empresas de outros setores, como os pontos mencionados abaixo:
Para os trabalhadores:
• Fornecer um ambiente de trabalho competitivo e desafiador para os trabalhadores.
• Por ter o recrutamento ético, remuneração, promoção e outras políticas
• Proporcionar oportunidades aos trabalhadores para exprimir as suas opiniões e reclamações e ter uma política eficaz para a solução dessas queixas.
• Garantir um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores.
• Ter políticas justas para a solução de litígios do empregado.
Para os acionistas:
• Pagar-lhes um preço justo de dividendos
Para o governo:
• Fornecer as informações necessárias para o governo, como e quando necessário
• Fazer o pagamento dos impostos devidos e deveres na hora certa
• Aderir a leis e regulamentos da área em que a empresa opera.
• Contribuir para a economia através das exportações.
Para os clientes:
• Fornecer produtos de qualidade aos clientes, a preços razoáveis
• Realizar constantes pesquisas e desenvolvimento, chegando com produtos inovadores e mais úteis
Para os investidores:
• Dar aos investidores uma imagem verdadeira e apropriada da situação financeira da empresa.
Para fornecedores
• Efetuar o pagamento aos fornecedores competitivos para os produtos comprados a partir deles.
• Manter um bom relacionamento com os fornecedores.
Para os concorrentes:
• Manter concorrência ética e saudável
Para a sociedade:
• Empresa de desenvolvimento da comunidade e programas de desenvolvimento da área.
• Desenvolver trabalhos de caridade para as camadas mais desfavorecidas da sociedade.
• Criar oportunidades de emprego.
Ao meio ambiente:
• Assegurar a aquisição de produtos que respeitem o ambiente.
• Garantir um processo livre de poluição durante a produção
• Ter um eficiente sistema para a eliminação de resíduos
• Tornar o produto e o processo de produção mais amigável possível para o meio ambiente.
• Adotar embalagem ecológica.