Reguladores de pressão de gás

Reguladores de pressão de gásEm termos de desempenho e segurança, manter o controle da pressão relacionada com gás comprimido em aplicações industriais é importante para o sucesso de uma operação. Um regulador de pressão é um dispositivo independente de controle mecânico, que geralmente não conta com nenhuma fonte de alimentação externa. Este dispositivo utiliza um sensor, uma válvula e uma unidade controladora. Embora os dois sejam semelhantes, é importante fazer a distinção entre um regulador e uma válvula de controle. Reguladores tendem a ser mais baratos e relativamente mais fáceis de instalar e manter. No entanto, as aplicações que exigem válvula de tamanhos maiores podem ser mais bem servidas por sistemas de válvula de controle.

Quando se trabalha com gás comprimido em cilindros ou em outros recipientes, os reguladores de pressão são vitais para a manutenção de descarga adequada de gás. Estes reguladores são utilizados para controlar as duas formas de gases, liquefeitos e não liquefeitos. Embora existam vários tipos de reguladores de gás, a maioria dos dispositivos é selecionada com base na sua escala de pressões da entrega, o seu nível de precisão, a qualidade dos materiais empregados na construção do projeto e a taxa de fluxo envolvida no projeto.

Projeto do regulador de pressão do gás

Um regulador de pressão normal de gás comprimido incorpora um mecanismo de diafragma de gás carregado ou uma mola que regula a abertura e o fechamento de um orifício de descarga de gás. Este mecanismo pode ser calibrado manualmente para fornecer a pressão de entrega constante em qualquer valor dentro de um determinado intervalo. Após definida a desejada pressão de saída, o regulador abre ou fecha a descarga de gás para manter a pressão constante. Os indicadores são muitas vezes ligados ao sistema regulador para fornecer leituras sobre os níveis de pressão e as válvulas são utilizadas para controlar o volume do fluxo de gás.

Regulador de pressão de gásTipos de reguladores de pressão de gás

A maioria dos reguladores de pressão é um dispositivo de fase única ou de duas fases. Como o cilindro de gás diminui a pressão, reguladores de estágio único produzem pequenas flutuações na pressão de entrega e a pressão de entrega também diminui com o aumento da vazão. Em contraste, um regulador de dois estágios proporciona um nível de pressão constante mais sob uma variedade de condições operacionais diversas. Isto ocorre devido ao processo de duas etapas, entre a redução da pressão do cilindro e pressão de saída, o que reduz o efeito das flutuações de pressão sobre as operações de entrega do regulador. O potencial de bloqueio, que é o aumento de pressão além do ponto de entrega, pode causar a parada do fluxo sendo maior para os reguladores de estágio único do que para suas duas fases.

Controlar a pressão do gás

Para segurança da descarga de gases não liquefeitos a pressão do cilindro deve ser cuidadosamente reduzida usando reguladores de pressão. A compressão dentro do recipiente de gás pode ser tão elevada como vários milhares de psi (libra por polegada quadrada), enquanto o nível real de pressão durante o uso do gás é muitas vezes mais baixa. O gás liquefeito pode ser preso dentro de um recipiente em forma líquida ou gasosa com uma pressão igual à pressão do vapor de gás. A pressão do cilindro vai corresponder à pressão de vapor, enquanto o líquido é mantido dentro do cilindro e uma vez que todo o líquido é descarregado a pressão do cilindro vai cair. Reguladores de único estágio são eficazes em manter a pressão constante enquanto o líquido permanece no recipiente, mas um regulador de duas fases é necessário para descarregar todo o material.

Ao manusear materiais em estado gasoso, quando descarregado muito rápido, pode fazer com que os elementos líquidos do recipiente esfriem rapidamente, deixando cair à taxa de pressão abaixo do fluxo de parâmetros operacionais. Reguladores especializados em fluxo líquido ou válvulas de controle manual são freqüentemente usados para liberar esta fase líquida do gás na pressão de vapor, evitando quedas súbitas de pressão. Da mesma forma, dispositivos de alívio de pressão podem ser empregados para prevenir o acúmulo de pressão, que pode ser causado pelo bloqueio de linha de gás.

Instalação e uso de regulador de pressão de gás

A instalação de um regulador de pressão em um cilindro de gás exige certas precauções e as recomendações dos fabricantes devem ser sempre consultadas antes de qualquer processo de instalação. A montagem não deve ser forçada se as linhas são incompatíveis, pois o regulador pode não servir para aquele determinado tipo de cilindro de gás. Alguma sugestão que podem ajudar a alcançar a pressão de entrega necessária inclui:

Rotação: um regulador pode ser unido a uma tomada de um cilindro ajudando o parafuso da pressão a girar mais fácil no sentido anti-horário.

Abertura da válvula: A válvula pode ser gradualmente aberta até que o medidor do tanque começa a fornecer leituras de pressão. Essa pressão pode ser verificada para determinar se ele atende aos requisitos do projeto. Se não, um mau funcionamento ou vazamento de seleção podem ajudar a identificar o problema.

Controle de fluxo: quando a válvula de controle de fluxo é fechada, girar o parafuso de pressão no sentido horário pode ajudar a alcançar a pressão de entrega necessária. A válvula de controle de fluxo do regulador pode então ser usada para manter o nível necessário de fluxo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>