Rede Alumínio & Cia. chega a São Paulo
A Rede Alumínio & Cia. (www.aluminioecia.com.br), distribuidora exclusiva de perfis extrudados Alcoa no Brasil, acaba de inaugurar sua nova unidade comercial em São Paulo, a Raw Alumínio. Por meio de um centro logístico em Mauá-SP e escritório em Santo André-SP, a distribuidora começa a oferecer produtos extrudados Alcoa para construção civil em Campinas-SP e nas regiões de Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Metropolitana de São Paulo.
“Um mercado tão significativo como o paulista precisa de atenção especial. Pretendemos oferecer um atendimento diferenciado e qualificado para o público das regiões em que atuamos”, conta Gino de Gragnani, proprietário da loja.
A primeira loja da Raw Alumínio na capital paulista, nos padrões da Rede Alumínio & Cia., está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2011. Até o final de 2012 serão abertos outros pontos de distribuição nas demais regiões de atuação da Raw Alumínio. A loja distribuirá produtos extrudados da Alcoa para a construção civil, como perfis para janelas, portas e fachadas de alumínio residenciais e comerciais, além de produtos e soluções da Alcoa nesse setor.
Como todas as lojas da rede Alumínio & Cia, a Raw Alumínio conta com profissionais treinados para oferecer suporte técnico aos consumidores, fabricantes de esquadrias, engenheiros e arquitetos e para fornecer perfis das linhas exclusivas Alcoa, que se caracterizam por alta qualidade e pronta entrega.
“A consolidação nacional da Rede e as crescentes oportunidades de negócios no Estado foram determinantes para nossa chegada em São Paulo. Essa operação impulsionará novos negócios e certamente contribuirá ainda mais com o crescimento da Rede”, opina José Carlos Cattel, gerente de Planejamento e Marketing da Divisão de Extrudados da Alcoa.
Para mais informações sobre produtos e artigos para construção civil da Raw Alumínio, basta entrar em contato pelos números (11) 4433-8402/04/05/06
Capacitação
As lojas da rede Alumínio & Cia seguem os mesmos padrões internos e externos. Para proporcionar capacitação técnica e especialização aos parceiros regionais da rede, a Alcoa oferece regularmente treinamentos aos profissionais das lojas em seu Centro Técnico em Santo André-SP. Os técnicos de cada loja recebem constantes atualizações sobre produtos e serviços que a Alcoa vem desenvolvendo e multiplicam esse conhecimento junto ao mercado, por meio de treinamento dos funcionários dos fabricantes de esquadrias no Centro de Treinamento das próprias lojas.
Além de São Paulo, os perfis da Alcoa podem ser encontrados nas demais lojas da Alumínio & Cia, localizadas nas capitais do Amazonas, Alagoas, Roraima, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Pará e em várias cidades do interior do País.
A Divisão de Extrudados da Alcoa é responsável pela fabricação de perfis de alumínio para atender a setores industriais diversos, como de transporte, máquinas e equipamentos, bens de consumo, construção civil e outros. A Alcoa produz perfis extrudados em Santo André e Sorocaba-SP, Tubarão-SC e Itapissuma-PE.
Setor industrial em foco
A Rede Alumínio & Cia. decidiu ampliar sua atuação e passa a atender também o mercado industrial, deixando de trabalhar exclusivamente com o setor da construção civil. A estratégia e plano de negócios já estão bem estruturados e parte deles consiste em ampliar a oferta de produtos e serviços, aumentar a rentabilidade das lojas e oferecer novos pontos de distribuição para as indústrias.
“A possibilidade das lojas fornecerem materiais para as indústrias das regiões onde atuam promoverá ainda mais o comércio local, além de impulsionar o desenvolvimento regional. Esse modo de atuação sustentável da Companhia e os benefícios de longo prazo que ela proporcionará a essas regiões estão despertando ainda mais o interesse de empresários e executivos a investirem neste modelo de negócio”, revela Cattel.
“Esse novo modelo logístico poderá ajudar pequenas e médias empresas a terem novas alternativas de distribuição e agilidade na entrega”, conta Reginaldo Otsu, gerente de Produtos da Alcoa para o mercado industrial. “Todos os nossos clientes continuarão sendo atendidos com o mesmo padrão de qualidade oferecido pela Companhia”, completa.
Entre as vantagens oferecidas pelos distribuidores da Rede ao segmento industrial, são destacadas a flexibilidade comercial, atendimento ágil e multissegmentado, proximidade com os clientes e estoques sob medida.
Expansão
Lançada no final de 2003, a Rede Alumínio & Cia. chegou a registrar 28 distribuidores espalhados pelo País em Dezembro de 2009. Com a abertura de 22 novas lojas até o fim do primeiro semestre do próximo ano, a Alumínio & Cia. chegará à marca de 50 pontos de venda, praticamente dobrando a quantidade verificada em 2009. “Em alguns territórios há empresários que já possuem uma loja e começam a abrir outras. Mas também há casos de executivos dispostos a investir, vindos principalmente da construção civil ou do setor financeiro”, ilustra André Colletti, gerente da Rede Alumínio & Cia.
Os desafios não param por aí. “Pretendemos integrar toda a cadeia de distribuição, unindo ainda mais os fornecedores, fabricantes de esquadrias, arquitetos e construtores, até chegar ao consumidor final. Há uma longa jornada pela frente”, informa André Colletti.
O rápido crescimento da Rede no Brasil pode viabilizar novas alternativas de expansão e a consolidação desse modelo de negócio no País pode possibilitar em breve a internacionalização da Alumínio & Cia. “Estudamos alguns mercados e há a possibilidade de transferirmos nosso conhecimento e abrir alguns pontos de distribuição em outros países da América Latina. Tudo dependerá das oportunidades que surgirem e do cenário econômico”, revela Colletti.
Sobre a Alcoa
Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titâni o e níquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership – USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entr e as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das “empresas mais admiradas do Brasil”, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.
Ricardo Morato
CDI Comunicação Corporativa
55 11 3817-7933
www.cdicom.com.br