Reciclagem de concreto na construção
Reciclagem de concreto na construçãoA reciclagem de concreto é o processo de recuperação de alguns dos escombros de prédios destruídos. No passado, o concreto de edifícios demolidos era depositado em aterros sanitários. Novas técnicas na reciclagem do concreto na construção civil resultaram neste desperdício de material a ser reciclado para os mais novos usos. A reciclagem do betão normalmente envolve o esmagamento do material antigo para agregar pequenas substâncias posteriormente e, então, usá-lo como cascalho ou como componente de novo concreto fresco.
O processo de reciclagem de concreto normalmente começa com o esmagamento do concreto velho em pedaços menores. Esta parte do processo pode ser repetida até que um agregado de tamanho suficientemente pequeno tenha sido obtido. O agregado pode então passar por uma série de processos diferentes para separar os agentes contaminantes. Os ímãs são muitas vezes utilizados para remover tipos de vergalhões e outros tipos de metal, embora outros métodos possam ser úteis em separar a madeira e outras partículas. Uma vez que o agregado é composto principalmente de concreto esmagado, ele pode ser usado em uma variedade de aplicações.
Reciclagem de concreto Um dos mais simples usos para betão reciclado é na substituição ao cascalho. O concreto pode ser usado sozinho ou como uma camada de base de asfalto ou de outras substâncias. Se o agregado está suficientemente livre de contaminantes, então ele já pode empregado para a fabricação de concreto novo. Neste caso, algumas ou todas as rochas ou cascalho presentes no concreto serão substituídos pelo agregado reciclado.
O agregado obtido da reciclagem do concreto pode também ser utilizado em uma série de outras aplicações. Se o produto é limpo e tem uma aparência atraente, pode ser aproveitado como material de paisagismo. Também pode ser colocado em gaiolas de arame e usado na criação de muros de contenção.
As duas principais finalidades da reciclagem de concreto envolvem conseguir um impacto positivo no meio ambiente e reduzir os custos associados à construção nova. Um impacto positivo sobre o meio ambiente pode ser alcançado apenas através da reciclagem de um material que, de outra forma, ocuparia espaço em aterros. Também pode haver menos energia gasta na trituração e na classificação do concreto velho, o que pode potencialmente reduzir as emissões de carbono associadas a um projeto. Os custos podem ser reduzidos de forma semelhante.