Qual é a diferença entre PRM e JIT?
Qual é a diferença entre PRM e JIT?Planejamento de recursos materiais (PRM) e processamento just in time (JIT) são dois métodos de controle de níveis de produção e inventário para os fabricantes. PRM se concentra na produção de acabados com base em requisitos de previsão, enquanto que JIT se concentra na produção como uma resposta às ordens reais. Ambos dependem fortemente de processamento de informação computadorizado.
Planejamento de recursos materiais é um sistema abrangente de encomenda de matérias-primas e programação de produção de máquinas e equipamentos e mão-de-obra com base em ordens de previsão. Ele incorpora as alterações às ordens em seu processo de agendamento para produzir um cronograma de produção dinâmico.
PRM abraça o conceito de demanda dependente: por exemplo, se a produção de produto acabado A requer três unidades do produto B e a produção do produto B, por sua vez, requer quatro unidades do produto C e seis D de produto, em seguida, um nível de produção de um determinado número de unidades do produto A requer todas as unidades correspondentes de produtos B, C, D e para chegar a conclusão.
Para um processo de fabricação complicado, que inclui muitos componentes, uma vantagem desse método é a sua capacidade de organizar com sucesso a produção de cada componente para partes estão prontas quando necessário e que o processo de produção não pare por falta de componentes acabados.
Qual é a diferença entre PRM e JIT?Por sua vez, o JIT é um processo de fabricação que responde a ordens reais. Baseia-se na entrega a tempo de exatamente a quantidade certa de matéria-prima no lugar certo para permitir a produção como as ordens são recebidas. Uma vantagem do JIT é a sua redução da quantidade de matéria-prima e produtos acabados na mão, o que pode reduzir os custos de armazenagem e logística e a probabilidade de inventário estragado ou danificado. Concentra-se na produção precisa e deixa pouco espaço para erros de produção. Uma desvantagem do JIT é que, se os fornecedores não entregam matéria-prima, como previsto anteriormente, uma parada na produção pode ocorrer por causa do inventário limitado em estoque.
Objetivos diferentes de PRM e JIT significam que cada sistema funciona melhor sob certas condições. O primeiro é bem adaptado a uma linha de produção que opera em um lote ou base de pedidos especiais. A capacidade do sistema para se ajustar constantemente para mudanças de requisitos faz com que ele reaja bem a ordens variáveis. O sistema JIT funciona bem em um ambiente de pedidos repetitivos de produtos similares. Os fornecedores podem responder mais facilmente a prazos de entrega de urgência para pedidos de rotina de materiais semelhantes.
A ênfase em ambas as técnicas é sobre a redução de resíduos no processo de produção. Ambos os sistemas alcançam melhorias nos níveis de inventário. A intenção dos sistemas é evitar a perda de tempo de produção, embora PRM seja mais sensível às flutuações na produção, pois é um sistema de mudança de base. Produção sob o sistema JIT pode ser dificultada pela falta de capacidade se os pedidos são inesperados.
Nenhum comentário