Propriedades da soldagem plástica
Propriedades da soldagem plásticaA soldagem plástica é um método de fabricação utilizado para a fundição de peças de plástico. O processo funciona através do aquecimento de determinadas partes ou pontos de cada peça até o plástico amolecer ou liquefazer. Quando o plástico se esfria, uma ligação química é formada entre as duas peças, de modo que elas se fundem. Uma vara de solda termoplástica é normalmente usada para agir como um elemento de liga entre as duas partes.
Vários métodos de soldagem de plástico são utilizados para fins diferentes e eles variam de acordo com o tipo de equipamento e do material de soldagem utilizados, além do próprio tipo de termoplástico a ser soldado. Os termoplásticos são geralmente mais utilizados na indústria por causa de sua característica de ser facilmente derretidos e repetidamente ressolidificados.
A técnica de solda que utiliza gás quente usa um jato de ar aquecido para soldar o plástico. O ar quente amolece e derrete o plástico, permitindo que as partes se fundam. Uma pistola de calor projetada para essa técnica direciona o fluxo de ar com maior precisão. As varas de solda, geralmente feito de mesmo material que os dois plásticos base, preenchem a lacuna entre as partes.
Um a máquina de solda sem uso de ar aquece a vara de solda através do processo de aquecimento. Esse método ajuda a evitar que um excesso de material da vara se acumule e os materiais de base apresentem algum tipo de empenamento. A soldagem sem ar é particularmente útil para a soldagem de materiais termofixos. Estes são os plásticos que não se derretem facilmente quando expostos ao calor elevado.
Diferentes materiais que não podem ser soldados com gás quente podem ser fundidos com o processo de solda ultrassônica ou com o método de soldagem a laser. Esses procedimentos também são usados para soldar peças que normalmente precisam de manutenção relativa.
Soldagem termoplástica A soldagem ultrassônica de baixa amplitude aplica vibrações de alta frequência para soldar as peças. A vibração produz calor, unindo as duas partes. O calor e a pressão da máquina de solda ultrassônica criam uma rápida e transparente ligação entre as duas superfícies plásticas. Isso é adequado para a produção de pequenos componentes, como os semicondutores.
A soldagem com base na vibração apresenta uma maior amplitude e menor frequência se comparada à soldagem ultrassônica. A concentração de energia nas superfícies dos materiais reduz a fusão involuntária e oferece um reforço de solda sem peso adicional.
Já a solda a laser utiliza luz para derreter as matérias, mas para isso, um material deve ser transmissivo à luz, enquanto o outro deve ser de absorção. Os dois materiais são unidos sob pressão. Um feixe de laser é transmitido a partir do material transmissivo para o outro, que absorve o laser, gerando calor e criando uma solda permanente.
A soldagem termoplástica é o oposto da solda a laser. Nesta técnica, o laser passa de um material transparente, através de um material colorido que retém a luz. O material transmissivo, em seguida, se funde com o material absorvente.
O método de soldagem de plástico é um método eficaz e que proporciona economia, na medida em que é capaz de recuperar peças plásticas danificadas e que precisariam ser substituídas por outras novas, caso a solda termoplástica não tivesse sido desenvolvida. O processo de solda de termoplásticos é utilizado para o fabrico de produtos como peças de automóveis, tanques, cisternas e grandes painéis, além de diversos outros produtos industriais e de uso comercial.