Programa de estágio da Volks bate recorde de procura
programa de estágio da volkswagen bate recorde de procuraO Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil para 2012 bateu recordes de procura, com 25.436 inscrições de universitários e estudantes de cursos técnicos para as 70 vagas oferecidas pela companhia.
O número de candidatos para fazer estágio na Volks, uma ótima oportunidade de iniciar na carreira industrial, é 20% maior que no ano anterior. Para se ter uma ideia da concorrência no processo, a relação candidato/vaga é de 360, 35 vezes mais que a média de procura nos cursos da Fuvest, maior vestibular do País. O processo também é sete vezes mais concorrido que o vestibular de medicina, que teve 49 candidatos por vaga em 2011.
“Enxergamos nesses números uma grande identificação da marca Volkswagen perante os jovens talentos. Buscamos, por meio de nossos programas, oferecer ao estudante a oportunidade rica de preparação para o mercado de trabalho, com vivência da rotina de uma empresa”, afirmou Raimundo Ramos, gerente executivo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Volks.
Os estagiários atuarão nas unidades da Volkswagen do Brasil no Estado de São Paulo, incluindo as fábricas de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, no centro de distribuição de peças e acessórios de Vinhedo, e também na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná. O programa tem duração de até dois anos e tem como foco estudantes que estejam cursando em 2012 o penúltimo ou último ano, o que acaba fazendo com que a média de idade dos participantes seja de 23 anos. Os resultados do processo devem ser informados aos candidatos entre novembro e dezembro e o programa terá início em fevereiro de 2012.
Atração de talentos
Além do Programa de Estágio, a Volkswagen promove uma série de ações de relacionamento com o público jovem, visando a atração de novos talentos. Um exemplo é o programa Volkswagen Week, com a participação da Volkswagen em dezenas de Feiras Universitárias em cidades como São Paulo, Taubaté, São Carlos e Curitiba, ao longo de 2011. Nesses eventos, os executivos da empresa ministraram palestras sobre carreira, inovação, design, gerenciamento de projetos entre outros temas.
Outra ação realizada pela companhia é o Volkswagen Challenge, que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dentro da empresa. O projeto, cujo tema deve ser relevante para o mercado automobilístico, é desenvolvido com a supervisão de um representante acadêmico e um orientador da Volkswagen.
Referência no setor
O desejo por trabalhar na Volkswagen do Brasil foi recentemente reconhecido pelo especial Valor Carreira, desenvolvido pelo jornal Valor Econômico, que listou a empresa como uma das empresas preferidas para se trabalhar no Brasil. A Volkswagen foi a primeira colocada entre as companhias do setor automotivo e no ranking geral, ocupou a 5ª colocação, avançando uma posição em relação ao levantamento do ano passado. A Volkswagen é também é reconhecida como marca mais lembrada há mais de duas décadas, de acordo com o levantamento Top of Mind, produzido pela Folha de S. Paulo e em 2010, também venceu, pelo segundo ano consecutivo, a categoria “Veículos” no ranking “As 100 Empresas de Maior Prestígio no Brasil”, do anuário Época NEGÓCIOS 100.