Produtos Walter de alta tecnologia aumentam a performance em até 100%

Mais do que oferecer produtos de qualidade, a WALTER do BRASIL disponibiliza sistemas de ferramentas, máquinas afiadoras CNC, software para gerenciamento de ferramentas, acompanhamento e sugestões técnicas, que oferecem um incremento da performance de seus clientes e soluções em usinagem.

O grupo WALTER investe continuamente no desenvolvimento de novos materiais e produtos para usinagem de metais. Em seus centros de tecnologia localizados na Alemanha, a empresa desenvolveu e lançou na edição de 1999 da feira EMO, o programa QUARTEC. Esse novo programa de classe de metal duro foi introduzido para usinagem de aço inoxidável. Com quatro inovações: novas classes de metal duro, novas geometrias, novas preparações de arestas e novos substratos. As pastilhas intercambiáveis QUARTEC foram as primeiras a utilizar o HAFFNIUM como uma das camadas de cobertura, aumentando sua perfomance em até 50%.

Já as pastilhas de metal duro da linha Tiger.Tec, as primeiras pastilhas bicolores do mercado, foram apresentadas na edição de 2001 da EMO e proporcionam aumento de performance da ordem de 75%. Sua superfície apresenta uma cobertura de óxido de alumínio, que além de prolongar a vida útil da pastilha, possibilita utilizar maiores taxas de velocidade de corte e avanço. Na superfície de folga, a cobertura dourada, cuja última camada é de nitreto de titânio, possibilita fácil visualização das arestas já utilizadas.

Originalmente, as pastilhas Tiger.Tec foram desenvolvidas para usinagem de ferro fundido, mas os testes indicaram que essa tecnologia apresenta impressionante resistência ao desgaste, trabalhando também em aço, especialmente nas operações de acabamento, tanto em torneamento quanto em fresamento e furação.

Na linha de fresas e brocas, é possível destacar a versatilidade e a eficiência das recém lançadas ferramentas Xtra.tec.A linha oferece uma geometria inovadora que garante um aumento na performance de até 100%.

A série de brocas B401x Xtra.tec com ponta de metal duro intercambiável, tem como vantagem comparada às convencionais, duas arestas de corte, possibilitando o dobro de avanço. Outras características são excelente qualidade superficial e tolerâncias IT8 que essas brocas proporcionam, dispensando o uso de ferramentas adicionais como broca de centro e alargadores, eliminando operações e aumentando conseqüentemente a eficiência e racionalização do processo de furação.

Já a geometria em espiral da fresa a 90o F4041 Xtra.tec, permite utilizar o dobro de arestas por pastilha em comparação com as atuais fresas disponíveis no mercado, gerando exatos 90o, com reduzido esforço de corte e aumento significativo da vida útil da ferramenta devido a combinação da geometria de corte, com as também novas, classes WKP25 e WKP35, que possibilitam usinar aço e ferro fundido.

Para aplicações onde é necessário um esforço de corte ainda menor, as fresas F4042 Xtra.tec são as mais indicadas do mercado para operações com exatos 90o de ângulo de posição. Adicionalmente há a possibilidade da execução de fresamento em rampa, interpolação em hélice e fresamento axial (plunging). Nas operações de faceamento, as fresas F4033 Xtrat.tec com 45o de ângulo de posição e geometria inovadora, possibilitam o uso de oito arestas de corte por pastilha, com excelente acabamento superficial, elevada segurança operacional e aliadas às classes WKP25 e WKP35, propiciam incremento significativo da produtividade com conseqüente eficiência econômica.

www.walter-do-brasil.com.br

Créditos:

Press Office Comunicação Integrada Contato: Carla Acquaviva

telefone: (015) 3212-4004 E-mail: carla@pressoffice.com.br