Processo de extração de óleo de xisto
Processo de extração de óleo de xistoO processo de extração de óleo de xisto de pode ser classificado como um procedimento não-convencional de extração de óleo. Este método antecede a extração do óleo cru, na prática, e fornece uma forma sintética de petróleo, que é derivado de um tipo de rocha sedimentar chamado xisto betuminoso. É a principal fonte alternativa do petróleo, que está sendo alvo de extração em todo o mundo. Neste artigo, será apresentado um breve panorama do processo de extração de xisto betuminoso e seus tipos.
O que é o óleo de xisto?
A fonte de óleo de xisto são finas rochas sedimentares chamadas xisto betuminoso. O petróleo é aprisionado em forma sólida no interior destes depósitos sedimentares sob a forma de quantidades significativas de “querogênio”. O querogênio é uma mistura solidificada de compostos orgânicos, que libera o óleo cru e o gás natural, ao ser aquecido no interior da crosta terrestre. Assim, pode-se dizer que o querogênio é o precursor de petróleo e do gás natural. Quando o querogênio não é submetido ao calor e fica depositado em altas concentrações, quando ocorre a sedimentação na superfície da Terra, forma rochas de xisto betuminoso. O processo de extração do xisto betuminoso imita a formação de petróleo na crosta da Terra, sendo que grandes depósitos inexplorados do xisto betuminoso foram encontrados em muitos países, como os Estados Unidos, por exemplo. Estima-se que existem bilhões de barris de petróleo potencialmente recuperáveis em depósitos de rocha de xisto betuminoso em todo o mundo. Essa estimativa excede o total de reservas comprovadas de petróleo bruto, encontradas em todo o mundo. Países como a China, Estônia, Alemanha, Brasil e Rússia têm conseguido estabelecer suas indústrias de refino de óleo de xisto e fazer um uso extensivo do produto como um combustível de baixo grau.
Tipos de extração de óleo de xisto
A extração de óleo de xisto é diferente da extração de petróleo, que na maior parte resume-se à perfuração de petróleo. Após a perfuração em bolsões de petróleo no subsolo, o material é extraído para a refinação e posterior utilização. Por outro lado, o processo de extração de xisto betuminoso é diferente, porque os depósitos de rocha sólida que contêm querogênio precisam ser aquecidos a fim de produzir uma forma impura de petróleo (óleo de xisto), que deve continuar sendo processado.
A técnica de extração de xisto betuminoso envolve o processamento do xisto betuminoso para extrair o querogênio contido e transformá-lo em óleo de xisto através dos métodos de pirólise, dissolução térmica ou de hidrogenação. O óleo de xisto extraído é posteriormente tratado por meio de hidrogenação e nitrogenização.
O método mais comum é a pirólise, que abrange o aquecimento de matérias-primas para converter o querogênio em vapores de óleo de xisto através da decomposição. Os vapores de óleo de xisto, em seguida, são coletados por meio de destilação e são aperfeiçoados.
Xisto betuminoso O processo de extração de petróleo de xisto processos é dividida em muitos tipos. Esses tipos podem ser classificados como: extração em pirólise, hidrogenação e dissolução térmica. Eles também podem ser amplamente divididos em dois métodos que pode ser chamado de “Ex Situ“ e “In Situ”.
Processo de extração do xisto de óleo ex situ
No processo de extração do xisto de óleo ex situ, o xisto é extraído e depois transportado para uma fábrica de processamento. Naturalmente, o custo do transporte de matérias-primas constitui grande parte do custo total deste tipo de tecnologia para a exploração do petróleo de xisto. Algumas das tecnologias utilizadas na extração de óleo de xisto ex situ são chamadas de combustão interna e tecnologias de fluido reativo, entre outras.
Processo de extração do xisto de óleo in situ
Os processos de extração de petróleo in situ envolvem o aquecimento dos depósitos de xisto betuminoso no local e, em seguida, a extração de óleo de xisto é feita através de poços de petróleo. Há preocupações ambientais sobre a poluição do ar causada pela extração do xisto, bem como sobre a coleta dos resíduos e o uso intenso de água, o que é exigido por esses métodos de extração de óleo de xisto. Além disso, essas técnicas têm um custo muito maior em comparação com os processos convencionais de extração de petróleo.
Nenhum comentário