Processo de estanhagem
Processo de estanhagemEstanhagem é o nome de um processo industrial usado para aplicar um revestimento fino, mas uniforme, em diferentes tipos de metais. Geralmente, o revestimento é composto de estanho e tem como principal vantagem a prevenção de ferrugem.
Embora possa ser usado com um certo número de metais diferentes, o método é mais frequentemente associado com a aplicação de uma fina camada de folhas de aço ou de ferro forjado.
Chapeamento de metal usado em fábricas e em alguns projetos de construção pode também ser tratado com um processo de estanhagem, como um meio de prolongar a vida útil do objeto.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Seu uso remonta a tempos antigos e ainda continua hoje em dia, principalmente na produção de latas usadas para embalar alimentos e outros tipos de bens para venda.
Ao longo dos séculos, as técnicas de estanhagem evoluíram, utilizando diferentes maneiras para a preparação da superfície para receber o revestimento, bem como a composição do revestimento propriamente dito.
A experimentação com diferentes processos tornou possível empregar o estanho na produção de uma gama bastante ampla de produtos.
Por exemplo: a estanhagem durante o século 19 e início do 20 era comum na criação de panelas e utensílios domésticos ideais para o uso diário em casa ou em expedições.
A fina camada de estanho oferecia durabilidade e minimizava as chances de lascar ou danificar as superfícies, ao mesmo tempo em que tornava os objetos extremamente fáceis de limpar após o uso. O melhor de tudo, a folha de flandres era resistente à ferrugem, o que o torna ideal para panelas para uso em climas úmidos.
Latas de alimentos recebem revestimento de estanho
Latas de alimentos recebem revestimento de estanho
Com muitas das inovações no processo, foi possível aumentar significativamente a produção, o que, por sua vez, significou que mais produtos podiam ser feitos utilizando a folha de estanho em muito menos tempo e utilizando menos recursos. Isto conduziu a uma experimentação ainda maior.
Embora outros métodos de vedação e proteção de superfícies metálicas tenham surgido durante o último século, a estanhagem permanece uma opção viável e, por vezes, a melhor para certas aplicações, como a preparação de latas para serem utilizados na produção de alimentos industrializados.
A técnica está ainda em uso em diversas aplicações diferentes. Muitas das embalagens usadas para tintas e outros produtos vendidos em recipientes metálicos sofrem este processo antes da sua utilização.
O resultado final é um recipiente capaz de manter o conteúdo fresco por um período mais longo de tempo, embora continue a impedir o desenvolvimento da ferrugem interior ou no exterior da lata.
Nenhum comentário