Processo contínuo de fabricação na indústria
Processo contínuo de fabricação na indústriaNa produção, um processo contínuo é visto como um método usado em indústrias e fábricas a fim de garantir maior quantidade fabricada de um determinado produto durante o menor espaço de tempo possível. Um processo contínuo é coerente, constante e ininterrupto, em contraste com o processamento em lote. A maioria dos fabricantes geralmente usa o processo contínuo de fabricação de produtos químicos, bem como no processo de refinação de petróleo bruto.
Uma planta de processo contínuo é projetada de modo que haja um fluxo contínuo da produção a partir do emprego de máquinas ou robôs automatizados que nunca interrompem os processos produtivos. Dessa forma, assim que uma etapa de todo o processo é concluído, logo o produto é repassado para outra máquina automatizada com o objetivo de continuar o processo de fabricação. Os programas de software e outros equipamentos complexos que recolhem feedback de diferentes estações regulam a taxa de fluxo através do sistema, controlando a taxa de produção de perto.
Oportunamente, a manutenção em um sistema de processo contínuo é uma tarefa essencial. Isso porque qualquer falha em uma máquina causaria atrasos na cadeia de abastecimento, gerando grandes prejuízos financeiros. Embora o sistema de processo nas indústrias seja automatizado, a entrada do trabalho humano e um forte esquema de gestão mantêm o processo em avanço conforme o planejado. Estes sistemas requerem um investimento substancial na concepção do sistema, com uso de transdutores, controladores e máquinas complexas para atingir o objetivo desejado de produção sempre de acordo com o tempo programado.
A maioria dos sistemas de automação industrial usa um controlador proporcional-integral-derivativo (PID) para monitorar cada etapa de fabricação dos produtos. Um controlador PID recolhe dados de vários pontos de verificação no sistema e é executado através de três cálculos. O cálculo proporcional detecta um possível “erro” ao comparar um valor de saída medido a um ponto de ajuste predeterminado. O cálculo integral com a média dos erros mais recentes avalia as tendências de erros, enquanto cálculos derivados analisam a taxa de variação do erro. O controlador utiliza a soma ponderada dos três cálculos para ajustar o sistema, alterando um ponto de controle, tais como a velocidade de uma correia transportadora, a posição de uma válvula ou a temperatura de um elemento de aquecimento.
O método de produção que uma determinada planta usa depende do produto que ela fabrica. Com o fluxo contínuo de produção, os produtos se enquadram no nível de qualidade forma confiável, enquanto o processo de fabricação e os ingredientes são inalterados. Se a qualidade do produto varia significativamente, é mais aconselhável optar pela produção em lotes, em que os produtos são feitos em quantidade limitada. Embora a produção em lotes exija menos investimento de capital inicial, podendo ser ajustado de acordo com a demanda do mercado, o processo de produção contínua diminui os custos de produção, eliminando o tempo de inatividade.