Pintura eletrostática

Pintura eletrostáticaPintura eletrostática, também chamada de revestimento em pó, é um método inovador utilizado para a pintura de metais e alguns tipos de plásticos. Este procedimento faz uso de pó eletricamente carregado, a fim de criar um acabamento elegante e suave e outros efeitos desejados. Um campo eletrostático é responsável por fazer o revestimento em pó possível.

Um campo eletrostático é um fenômeno que se assemelha a um típico campo magnético. Por exemplo, quando um determinado objeto torna-se eletricamente carregado, ele automaticamente cria um campo eletrostático. Se esse objeto tem um excesso em seu número de elétrons, é, então, considerado um objeto de carga negativa. No entanto, o objeto com menos elétrons do que o seu ambiente externo é considerado um objeto carregado positivamente.

Assim como acontece com os campos magnéticos, dois objetos eletrostáticos com partículas com cargas opostas automaticamente atraem um ao outro. Esta é a idéia central da pintura eletrostática, que aproveita estes campos eletrostáticos para pintar objetos de metal com mais rapidez e de forma economicamente eficiente. Limpeza é também outro fator preponderante.

São necessárias ferramentas especiais para a pintura eletrostática. As ferramentas devem ser utilizadas para aproveitar a atração dos campos de carga oposta. A pintura eletrostática é, portanto, é um pouco mais complexa, em seguida, para a pintura de configuração padrão, mas o processo é simples.

A primeira etapa do processo envolve a mistura de tinta formulada com um catalisador químico para produzir uma carga positiva. O objeto de metal que precisa ser pintado, então, é aterrado através de cabos conectados. Como o objeto de metal e a tinta formulada retêm cargas opostas, a pintura é positiva, enquanto o metal é negativo e atrai facilmente a tinta com carga positivo para a pintura eletrostática.

A pintura com uma carga positiva é pulverizada sobre o objeto de metal e se adere facilmente na superfície metálica. A atração das cargas opostas é tão forte que, mesmo se apenas um lado do metal for pulverizado, a carga irá tirar a pintura de todo o metal, cobrindo toda a sua superfície.

método de pintura eletrostática O metal é depois cozido em fornos com temperaturas até 300°C, a fim de obter um acabamento rígido. A técnica de pintura eletrostática fornece um sistema de pintura muito resistente de revestimento para alumínio, aço arquitetônico, chassis de carros, mobiliários, armários, portas e janelas. O método normalmente pode obter um acabamento suave, sem reflexos, rachaduras e formação de bolhas e gotas, que normalmente ocorrem com os métodos tradicionais de pintura líquida.

A pintura também geralmente revela-se mais durável do que as outras tintas líquidas. Além disso, o processo é um processo ecologicamente correto, uma vez que não utiliza solventes que podem contaminar a água ou evaporar no meio ambiente. No entanto, o método de pintura eletrostática é capaz de produzir odores desagradáveis e por isso é recomendado que a pintura seja feita ao ar livre e com uso de equipamento de proteção individual.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

?>