Petrobras completa testes na área de Tupi, na Bacia de Santos
Petrobras completa testes na área de Tupi, na Bacia de SantosA Petrobras completou bem seu quarto teste de formação na avaliação da Área de Tupi na bacia de Santos, e os resultados foram positivos. O poço 3-RJS-662A foi testadoem novembro passado em 2.115 m2 de água, 18 km a nordeste da descoberta de Tupi no Bloco BM-S-11. Embora o teste de fluxo de capacidade do poço esteja limitado a cerca de 5 mil b / d de óleo leve, a Petrobras acredita que o poço poderia entregar 30 mil b / d, confirmando a alta produtividade a partir do início de funcionamento da Tupi Sul e também um teste bem feito no campo.
A empresa iniciou recentemente um outro teste prolongado no pós-sal, em águas rasas Tiro e Sidon, depósitos descobertos no ano passado na Bacia de Santos, bloco sul BM-S-40. O programa de dois anos é realizado a partir da Atlantic Zephyr semi-submersível, com a produção, em torno de 10 mil b / d, armazenados no Avare FSO e transferido para navios aliviadores. A Petrobras estimaque há reservas recuperáveis a partir desses campos em 150 MMboe. É também uma outra estrutura de perfuração de poços de petróleo para o leste no bloco BM-S-12 para testar o potencial do pré-sal.
Na bacia de Sergipe-Alagoas, a Petrobras está alinhando oito poços exploratórios neste ano de 2010, e sua campanha será o mais abrangente possível, até fora do Nordeste do Brasil. Parte do programa incidirá sobre as estruturas de águas rasas perto de campos produtores, como Piranema, mas a empresa também tem metas nas áreas de águas profundas que ainda estão praticamente inexploradas.