Pesquisa mostra preocupação das empresas com a sustentabilidade
Pesquisa mostra preocupação das empresas com a sustentabilidadeUm levantamento realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e pela MIT Sloan Management Review mostra que as empresas começam a dar mais destaque à sustentabilidade. Das companhias que participaram da pesquisa, 70% já têm o tema em pauta nas reuniões e 31% acreditam que a sustentabilidade contribui para os lucros da empresa. A terceira edição do anuário foi realizada com mais de 2.800 líderes de grandes empresas do mundo, em diversos setores de atuação.
O estudo também mostra que 66% das empresas acreditam na sustentabilidade como um fator competitivo essencial no mercado atual, o número era de 55% no ano anterior. Os investimentos na área de meio ambiente também têm aumentado, segundo a pesquisa.
Pesquisa mostra preocupação das empresas com a sustentabilidade
Empresas inovadoras em questões verdes são chamadas de “harvesters”, ou seja, semeadoras
“Há um tempo de aprendizado para incorporar a sustentabilidade na estratégia”, afirmou Knut Haanaes, sócio do BCG e co-autor do estudo, e também responsável pelas práticas de sustentabilidade na empresa. “As empresas que já tiveram em suas discussões e trabalharam o tema por anos agora estão vendo resultados tangíveis. Nossa pesquisa sugere um padrão: primeiro, uma empresa se concentra na redução de custos, aumentando a eficiência e melhorando a imagem corporativa. Depois de um tempo, é preciso uma visão mais ampla, inovando com produtos e processos e ganhando acesso a novos mercados”, explicou.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O estudo se concentra nas empresas que tiveram lucro com atitudes sustentáveis, chamadas de “harvesters”. Além de implantar iniciativas individuais, como reduzir a emissão de carbono, o consumo de energia ou investir em tecnologias limpas, essas empresas estão mudando as estruturas de funcionamento e suas estratégias. “Embora muitas empresas ainda estejam lutando para definir a sustentabilidade de uma forma que seja relevante aos seus negócios, a atenção e o investimento que vemos, indica que o tema chegou para ficar”, disse David Kiron, editor executivo da MIT SMR e um co-autor da pesquisa.
Pesquisa mostra preocupação das empresas com a sustentabilidade
Uso inteligente da energia é uma das ações mais efetivas para conquistar a sustentabilidade em negócios.
As harvesters costumam ter uma estrutura organizacional diferenciada, onde a mentalidade é focada para a sustentabilidade. Em comparação com as demais empresas, elas têm três vezes mais chances de trazer negócios ligados ao tema, têm 50% de chance de ter um CEO engajado no assunto, duas vezes mais chances de apresentar um relatório voltado para sustentabilidade e chance em dobro de ter um setor exclusivo para área. “O estudo mostra que as empresas irão dar mais importância para a área de sustentabilidade, chegando a ser equiparada com a área de Marketing, Recursos Humanos ou outras áreas chave”, afirma.
Sobre o Boston Consulting Group
O Boston Consulting Group (BCG) é uma empresa global de consultoria de gestão, líder mundial em estratégia de negócios. Realiza parcerias com clientes em todos os setores e regiões do mundo para identificar as oportunidades que mais geram valor, abordar os desafios mais importantes e transformar o negócio de seus clientes.
A estratégia do BCG combina amplo entendimento da dinâmica das empresas e seus mercados com a colaboração em todos os níveis da organização. Isso garante que seus clientes atinjam uma vantagem competitiva sustentável, criem organizações mais capazes e assegurem resultados duradouros.
Criado em 1963, o BCG tem 74 escritórios em 42 países. Após atender remotamente o mercado brasileiro por mais de 20 anos, o escritório de São Paulo foi oficialmente inaugurado em 1997. Desde então, tem desenvolvido fortes relacionamentos com seus clientes nacionais e multinacionais, ajudando-os a explorar e navegar as diversas oportunidades nas crescentes e movimentadas mudanças do mercado brasileiro.
O BCG utiliza sua expertise nos mais diversos segmentos de mercado, como bens de consumo, serviços financeiros, bens industriais, saúde, tecnologia da informação, energia e telecom. Foi eleita a segunda melhor empresa para trabalhar nos Estados Unidos pela revista Fortune.