Parceria possibilita proteção anti-corrosiva e tratamento de plataformas
A Brasil Supply, voltada para a logística do petróleo, acaba de firmar uma parceria com a Euro Navy, empresa portuguesa especializada em tintas sem solvente e tolerante à umidade para o setor naval. Segundo o superintendente da Brasil Supply, Alberto Machado, a união vai possibilitar a prestação de serviços integrados de proteção anti-corrosiva e tratamento de superfícies de embarcações e plataformas: “Vamos fornecer o produto ‘just in time’. Um serviço completo, de ponta a ponta, desde o armazenamento, a aplicação da tinta, até o descarte dos resíduos. Vamos nos responsabilizar por toda a logística que envolve o processo”, diz ele.
Machado explica que o serviço pode ser realizado tanto em unidades que estejam em operação, ou em construção no estaleiro. Isto porque a tinta pode ser aplicada por mergulhadores, sem a necessidade de ir para um dique seco. Vale lembrar que uma plataforma tem em média 400 mil metros quadrados de área pintada. E em toda essa extensão há a necessidade de se ter uma proteção anticorrosiva. “Se a plataforma estiver operando, não há necessidade de interromper sua atividade”, esclarece.
Entre outras vantagens, está a velocidade de aplicação, que, segundo Alberto, é três vezes maior que o processo convencional. Além disso, não tem tempo ruim para o serviço. A tinta pode ser aplicada tanto debaixo do sol, quanto na presença de umidade. O novo processo promete ainda baratear o custo para o cliente, que vai pagar apenas pelo metro quadrado de tinta utilizado, sem precisar fazer estoque.
Para atender as exigências de conteúdo nacional de algumas empresas, o produto oferecido será 100% brasileiro. É que a empresa portuguesa tem fábricas nos EUA, na China e no Brasil. “Apenas a equipe de funcionários, todos brasileiros, é que será treinada com a tecnologia internacional da Euro Navy”, conta o superintendente da Brasil Supply.
A parceira chega bem na hora de pegar uma carona na construção das novas plataformas da Petrobras, cujos contratos foram assinados recentemente. “Estamos começando agora, mas ainda dá tempo”, aposta Alberto.