Parceria entre manutenção e operação na prática
Parceria entre manutenção e operação na práticaProfissionais experientes na indústria sempre falam sobre a importância de uma parceria estreita entre engenharia, manutenção e operações. As discussões geralmente estão centradas em termos muito gerais, tais como uma melhor comunicação e compreensão. Essas questões são importantes, mas são necessárias regras precisas e ações para impulsionar essa parceria de longa duração.
Projetos de melhoria de confiabilidade geralmente começam com as lideranças de operações e manutenção para estabelecer as normas e acordos sobre o processo de trabalho e as regras da parceria. Uma vez estabelecido um acordo, pode ser criado um “livro de regras” que todos os empregados devem manter em seus bolsos. Aqui estão alguns exemplos práticos que podem ajudar a conduzir o comportamento de parceria em uma organização.
Exemplo 1: “Operação, manutenção e engenharia são solidários e juntos formam uma equipe de produção. Manutenção é responsável pela confiabilidade dos equipamentos; já as operações ficam com a segurança de processo e engenharia ajuda com técnicos especializados”.
Isso significa que nós relutamos em ter a manutenção como um fornecedor para as operações. A relação cliente-fornecedor é diferente de uma parceria conjunta. A configuração cliente-fornecedor não funciona bem, porque se a operação é o cliente, o setor vai conseguir o que pedir em todos os momentos, o que significa que controla a manutenção. Raramente, ou nunca, existe sucesso a longo prazo quando a operação é responsável pela manutenção. A razão é que um gerente de operações quase sempre não vai ser um especialista em gestão da manutenção e do processo. E se uma pessoa é apenas um perito, o sucessor provavelmente não será.
Relação entre operação e manutenção deve ser conjunta, e não unilateral
Relação entre operação e manutenção deve ser conjunta, e não unilateral
Por outro lado, se existe uma relação cliente-fornecedor e a manutenção está a cargo de seu próprio orçamento, é uma bagunça ainda maior; operação pode ir até a manutenção e pedir tudo o que quer e não tem que pagar por isso.
Esta deveria ser uma parceria de igualdade com um objetivo comum de melhorar a produção, que pode ser medido pela eficiência da produção global de pontos de estrangulamento.
Exemplo 2: Chegar a um acordo sobre os critérios para cada código de prioridade.
Vamos supor que existam códigos de priorização em seu sistema CMMS. Cada código deve ter um conjunto de critérios e um limite de tempo. Os critérios são muito importantes porque orientam e mantém os requerentes em um conjunto de regras. Por exemplo, uma ordem de serviço de emergência (Prioridade 1) pode ser qualquer trabalho que é de segurança imediata, a questão ambiental ou qualidade ou que o equipamento crítico é baixo. Se os critérios não forem atendidos, a programação de manutenção não está quebrado para este problema.
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Um sistema de prioridade com os critérios e prazos correspondentes torna a manutenção mais produtiva e constroi uma parceria devido a uma melhor comunicação.
Exemplo 3: Há cortes de comum acordo para o seguinte:
Dia e hora de início um desligamento, interrupção ou desligamento de área menor
Adição de trabalhos para o horário semanal e diário
Adição de trabalhos a uma parada/recuperação
Pode não ser possível a seguir as regras 100%, mas deve haver uma orientação acordada com a intenção de os seguir. Por exemplo, tudo bem adicionar em um trabalho para uma paralisação de sete dias antes do desligamento, mas esse trabalho será chamado de no-break e deve ser aprovado pelo gerente da fábrica, que não pode ser adicionado apenas alguém esqueceu de menciona-lo três semanas atrás.
Este conjunto de regras forçará as áreas de operação e manutenção para se comunicar melhor. A execução de trabalho vai melhorar devido ao menor número de mudanças de última hora.
Exemplo 4: Tenha um ponto de aprovação formal conjunto para solicitações de trabalho.
Trabalho solicitado deve ter um ponto de avaliação formal. Aqui, ele decide se o trabalho precisa ser feito ou não. Operações e manutenção devem trabalhar antes na tela do que na prática. Divida o trabalho em duas partes – “rotina” e “melhoria”. Trabalhos de manutenção (rotina) devem ser feitos; um trabalho de manutenção válido nunca pode ser evitado. As melhorias podem ser questionadas.
Solicitações de trabalho devem ser feitas nos dois departamentos
Solicitações de trabalho devem ser feitas nos dois departamentos
É fácil esquecer que é nesse ponto que um orçamento pode ser controlado. Não é raro ver organizações perder até 20% do tempo dos funcionários, quando cada pedido de trabalho é avaliado. A prática se baseia na parceria porque o trabalho é feito de uma forma atempada e o trabalho desnecessário tem menos chances de ser solicitado. A confiança se desenvolve entre as duas partes.
Exemplo 5: Eliminação de causas de problemas em sua origem é feito em conjunto. Problemas de equipamentos e processos envolvem tanto a manutenção quanto representantes de operação para ajudar na investigação e aprender mais sobre cada um dos outros campos. Um problema raramente tem uma solução que aponta para apenas um ou outro setor; frequentemente, trata-se de uma combinação de fatores.