Panorama dos metais não-ferrosos no Brasil: perspectivas e desafios
Este é o tema da mesa-redonda que abre a programação técnica do 12º Seminário de Metais Não-ferrosos a ser realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro na sede da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM, em São Paulo. Abrindo os debates, às 9 horas, o diretor da Metal Exchange, Rodney de Oliveira, fará uma apresentação sobre as perspectivas do alumínio, abordando os aspectos de demanda e oferta do produto no mercado e os impactos do custo da energia na produção brasileira.
Para falar sobre o cenário da indústria do cobre, participa o diretor Industrial da Termomecânica, Murilo Antunes de Oliveira Filho, enquanto que Carlos Angelo Nunes, professor da USP/São Carlos, falará sobre o níquel, apresentando dados relativos às reservas mundiais e brasileiras, processos do metal puro e ligas e principais aplicações. Claudio Parra De Lazzari, diretor da CPDL Consulting e professor da Faap, Fatec e Senai, atuará como moderador dos debates.
“Os metais não-ferrosos estão desempenhando um papel cada vez mais importante nas economias dos países. Em função das descobertas de novas jazidas e de novos processos de extração e de transformação aumentam as possibilidades de utilização e de desenvolvimento de novas aplicações”, diz Parra que é também coordenador do evento.
Conforme explica, serão apresentados 30 trabalhos técnicos vinculados a Fundamentos, Gestão, Processos e Produtos, além de outras mesas-redondas e palestras com assuntos de grande interesse e que influenciam na competitividade da cadeia produtiva das indústrias de não-ferrosos.
“Esperamos que este seminário contribua para a evolução do nosso trabalho, permitindo a troca de experiências de sucesso, através da apresentação de contribuições técnicas e das discussões que realizaremos e que também se traduza em oportunidades para ampliarmos nossa rede de relacionamentos”, afirma o engenheiro.
Outros destaques do dia 31, segunda-feira:
14 horas – Mesa-redonda: ‘Soluções para o aumento da competitividade das empresas nacionais frente às importações’
Moderador: Ayrton Filetti – Intelectus Aluminium / Abal
– A competitividade na indústria de fundição, Devanir Brichesi – Abifa
– Legislação em comércio exterior. O que o governo está fazendo?, Vicente Bagnoli – VB
Advogados
– Case de sucesso – Wilson de Francisco Junior – Lepe
17h25 – Palestra ‘Desenvolvimento de ligas de Ti para aplicação em implantes
Ortopédicos’, Sinara Borborema Gabriel – UniFOA
Dia 01/11, terça-feira
10h10 – Palestra ‘Reciclagem e recuperação de metais não ferrosos’, Eduardo de
Albuquerque Brocchi – PUC-Rio
13h45 – Mesa-redonda: ‘Energia renovável: fontes alternativas de energia para o mercado de não-ferrosos’
Moderador: Claudio Parra De Lazzari – CPDL Consulting / Faap / Fatec / Senai
– Biomassa – Cristiane Lima Cortez – Faap /Cenbio/IEE/USP
– Energia eólica/solar – Luiz Roberto Carrocci – Unesp
– Célula combustível – Marco Colosio – General Motors
16h45 – Palestra ‘Materiais compósitos de matriz metálica – perspectivas de uso’, Jesualdo Luiz Rossi – IPEN
A cerimônia de abertura do 12º Seminário de Metais Não Ferrosos na segunda-feira, 31, tem início às 8h30. Entre os destaques está a entrega do prêmio de reconhecimento técnico Tharcisio Damy de Souza Santos, patrocinado pela Votorantim Metais – CBA.
Paralelamente ao evento será realizada uma exposição para demonstração de produtos, serviços e literatura técnica das empresas patrocinadoras, como Danieli, Heraeus Electro-nite, Tecnosulfur, Termomecânica e Votorantim Metais.
O seminário conta com o apoio institucional da Abal, ABC, Abifa, Capes, CNPq, ICZ, Sindicel e São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Inscrições e mais informações no site:
http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/naoferrosos/2011/
SERVIÇO
12º Seminário de Metais Não-ferrosos
Data: 31 de outubro e 1º de novembro de 2011
Promoção: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM
Local: Sede da ABM – Rua Antonio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo
Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/naoferrosos/2011/
Nenhum comentário