Paletes e caixas plásticas da Unipac são reconhecidas no Prêmio Pack
A empresa está entre os melhores fornecedores de paletes e caixas plásticas de todo o país. As soluções são retornáveis e recicláveis no final de sua vida útil.
Mais uma vez, a Unipac foi reconhecida pelo mercado e a empresa foi eleita, em 2º lugar, na categoria Palete Plástico, com 13% dos votos, e ficou entre as três melhores fornecedoras do país da categoria Caixas Plásticas, com 9% dos votos de profissionais consultados pelo Prêmio Pack Destaque de Preferência 2010, que são diretores, presidentes e executivos que atuam nas áreas de compras, logística ou produção.
A Unipac, que é uma divisão de negócios do Grupo Jacto, foi destaque no Nordeste e Centro-Oeste: seus paletes e caixas plásticas obtiveram 100% da preferência nestas regiões. A pesquisa abrangeu todos os estados e, de acordo com os resultados, a empresa foi apontada como uma das marcas preferidas pelas grandes empresas que utilizam caixas plásticas, com 17% das menções. O prêmio está em sua quinta edição e é organizado pela Revista Pack, da Editora Banas. A análise dos resultados ficou a cargo do Club de Pesquisa Opinião & Mercado.
A pesquisa revela que a qualidade de atendimento e a flexibilidade comercial foram os principais critérios de preferência na escolha dos fornecedores de embalagem. “Nossos colaboradores fazem um atendimento personalizado aos clientes nacionais e internacionais, para indicar a melhor solução. A divulgação do prêmio demonstra que estamos no caminho certo e que todos nossos esforços, dedicação e comprometimento com a excelência e qualidade dos nossos produtos, em especial, das caixas plásticas foram reconhecidos por um público bastante seletivo”, declara Vailton Carlos Bonfim, gerente comercial da Unipac.
Paletes e caixas plásticas: retornáveis e recicláveis
O portfólio da área de logística da Unipac inclui paletes, bandejas e caixas de diversos tipos, com modelos colapsíveis (pode ser desmontada quando não há necessidade de uso) e com a possibilidade de receberem rodízios (acessório que facilita a movimentação de mercadorias a curtas distâncias), dentre eles, as linhas Aramóbil, Caixamóbil, Contêiner Retornável, Unipalete e Palete Tampa. Além disso, existem as soluções oriundas do acordo firmado com a empresa americana ORBIS Corporation (uma subsidiária da Menasha Corporation).
As embalagens retornáveis são atrativas, pois podem ser utilizadas várias vezes, o que representa economia para a cadeia logística do cliente. Elas são mais resistentes a impactos e ao desgaste natural do tempo, diminuindo a necessidade de reposição. Conferem agilidade e segurança no movimento de cargas e no armazenamento, e protegem contra possíveis danos que podem ocorrer durante o manuseio e que comprometem a qualidade da peça a ser transportada. “A Unipac dá ainda a possibilidade de substituição das partes danificadas, por exemplo, a troca da lateral de uma embalagem e também a reposição de caixas que não oferecem mais condições de uso”, informa Bonfim.
Além da redução de custos na cadeia logística, as embalagens e paletes plásticos favorecem o atendimento à norma sobre boas práticas de manuseio, armazenamento e transporte e as normas fitossanitárias vigentes em âmbito internacional, pois eliminam a proliferação de ratos, bactérias, fungos, pragas e outros vetores, proporcionando uma planta limpa, e possibilitam uma higienização adequada. E são recicláveis no final de sua vida útil.
Locação: serviço personalizado
A Unipac oferece ao mercado o serviço de locação, com o uso exclusivo de embalagens retornáveis – para clientes do mundo todo. Esse trabalho inclui uma consultoria, que sugere soluções personalizadas de acordo com o tipo de produto a ser transportado e com o setor de atuação da empresa a ser beneficiada. A locação de caixas e paletes para transporte e armazenagem proporciona ao cliente facilidades no uso de embalagens modernas, sem a necessidade de desembolsar e imobilizar quantias expressivas de dinheiro. “A economia garantida com a locação pode ser aplicada em outros setores da empresa”, completa Bonfim.
Perfil Unipac
Fundada em 1976, a Unipac foca seus objetivos estratégicos no segmento de transformação de plástico e no fornecimento de resultados sistêmicos, de bens e serviços, aos seus parceiros. Tem como propósito prover soluções inovadoras, que integram serviços e tecnologias de aplicação de polímeros e agregam valor à cadeia produtiva. É referência para empresas nacionais e internacionais e é considerada uma das indústrias mais completas do país, pois executa oito processos de transformação em seu parque fabril: sopro, injeção, injeção de espuma estrutural, extrusão, termoformagem, rotomoldagem, borracha e cerâmica. Atua nos mercados de: embalagens e tampas para indústrias agroquímicas, químicas, alimentícia, higiene e limpeza; produtos específicos para os setores automobilístico e de autopeças – montadoras, reposição e acessórios; agropecuária, consumo e laticínios; componentes para a área médica, odontológica e laboratorial; soluções logísticas; e moldagem de artefatos técnicos de borracha e cerâmica para indústrias de alta tecnologia. Conta com cerca de 1000 funcionários e 125 máquinas de transformação de plástico, cerâmica e borracha, instaladas em um total de 48.500 m2, em quatro unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo duas “in house”, ou seja, na sede de seus clientes.
Seu centro de pesquisa de engenharia avançada de materiais e processos plásticos antecipa-se às necessidades de seus clientes, com soluções completas e customizadas. A Unipac já desenvolveu mais de 2.000 moldes dos mais variados portes, pesos e geometrias, numa variação de produtos que inclui desde frascos de 60 ml até tanques de 5500 litros.
A Unipac é uma divisão de negócios do Grupo Jacto, fundado em 1948 e composto por empresas que atuam nos segmentos agrícola, de transportes, equipamentos para limpeza (alta pressão), ferramentaria, fundição, veículos elétricos e meio ambiente. O grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por promover o desenvolvimento sustentável em todos os seus setores de atuação.